Melão-de-são-caetano (reprodução Canva Pro)
Salvador, 17 de dezembro de 2022, por Raíly Fortunato – A momordica charantia, também conhecida amplamente por melão-de-são-caetano, é uma espécie oriunda da família das cucurbitáceas, originária na região asiática. De caráter trepadeira e frutífera, a planta possui folhagens lisas e flores amarelas que desabrocham durante o verão.
Após a polinização, surgem os frutos, de coloração amarela ou laranja quando maduros, de casca rugosa e espinhos macios. Além disso, com sementes grandes.
Com três diferentes variedades, o melão-de-são-caetano pode ser utilizado em diversas preparações culinárias e, sobretudo, é conhecido devido ao seu caráter medicinal. Portanto, continue acompanhando nosso artigo e confira os principais benefícios do fruto, o ambiente ideal para o cultivo, como plantar, dentre outros cuidados.
Conhecido amplamente por seu caráter medicinal, o melão-de-são-caetano é rico em diversas vitaminas e minerais. Conforme o site Ecycle, o fruto pode ajudar em alguns tratamento, devido à capacidade de controlar o nível glicêmico no sangue. Além disso, também dispõe de propriedades antibióticas, antioxidantes, antivirais e tônicas.
Amplamente utilizado na medicina tradicional asiática e africana, o melão-de-são-caetano também é utilizado para tratamento de problemas. Portanto, nada melhor que apostar no cultivo desse fruto em seu canteiro. E, claro, antes de aproveitar o seu potencial medicinal, é importante consultar um especialista.
O melão-de-são-caetano precisa de um ambiente com condições ideais para o seu pleno desenvolvimento. Assim, são geralmente cultivados em regiões tropicais e subtropicais. Ademais, é preciso que o clima seja quente e úmido, uma vez que o fruto não tolera as baixas temperaturas.
Quanto à iluminação, a espécie precisa de iluminação solar plena e direta, embora, possam tolerar ambientes de meia sombra, desde que disponha de alta luminosidade. Assim, escolha um local estratégico do seu canteiro ou jardim, que tenha sol por algumas horas diariamente.
Como a grande maior parte das espécies, a planta necessita de um solo fértil, com alto perfil de drenagem e rico em conteúdo orgânico. Ademais, o pH do solo deve ser entre 5,5 e 6,7. O plantio do melão-de-são-caetano é conduzido através do processo de semeadura. Por terem uma germinação lenta, é ideal deixar as sementes de molho em um recipiente com água por duas noites. Após, disponha as sementes em um papel toalha e seque-as.
O plantio pode ser feito tanto no local de finitivo ou em sementeiras. No segundo método, realiza-se o transplante das mudas do fruto após a planta atingir cerca de 10 a 15 cm de altura. Para o plantio em vasos, garanta que o recipiente possua furos na base e camada drenante, efetuada com argila expandida. Para o plantio feito diretamente no canteiro, atente-se com a distância entre plantas, que deve ser de 1 a 1,5 metros.
No caso do plantio em canteiros, faça a remoção de plantas invasoras que possam competir com recursos e nutrientes com o seu melão-de-são-caetano. Apesar de poderem ser cultivados livremente, em variedades rasteiras, o Portal Atualizei recomenda utilizar suportes para facilitar a colheita. Quanto à poda, faça cortes após o surgimento das flores, na ponta do ramo principal, de modo a induzir a ramificação da planta.
A colheita do melão-de-são-caetano ocorre cerca de 2 a 4 meses após o processo da semeadura. Colhem-se os frutos imaturos ou maduros. No caso da segunda opção, o melão se abre, expondo suas sementes em uma polpa vermelha.
São José dos Campo-SP, quinta-feira, 22 de agosto de 2024, por Joana Abreu – O…
São José dos Campos-SP, quinta-feira, 22 de agosto de 2024, por Joana Abreu – Conhecida…
São José dos Campos-SP, quinta-feira, 22 de agosto de 2024, por Joana Abreu – Uma…
São José dos Campos-SP, quinta-feira, 22 de agosto de 2024, por Joana Abreu – Em…
São José dos Campos-SP, quinta-feira, 22 de agosto de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho –…
A cantora Mel Maia, 19, está definitivamente apaixonada. E vem aproveitando cada vez mais os…