Como limpar bacalhau? Não passe sufoco nessa atividade e otimize o seu tempo - Pexels
Belo Horizonte, 30 de dezembro de 2022, por Gabriela Scopel – Algumas pessoas acham pavoroso limpar certo tipos de peixe, como é o caso do bacalhau. Se você faz parte desse time e deseja aprender hoje mesmo como limpar bacalhau, saiba que você está no lugar certo.
Para além de aprender como limpar bacalhau, você verá no artigo abaixo como escolher o peixe e, ainda, como dessalgar, um outro passo que muitos acham complicado, mas, também não é nada difícil. Com as dicas certas você, sem dúvidas, terá um preparo ainda mais facilitado. Bora aprender agora mesmo? Continue lendo.
Primeiramente, para que você possa aprender como limpar, é importante saber como escolher o bacalhau, não é verdade? Portanto, segundo matéria publicada por UOL, no dia 12 de abril de 2017, para que você escolha o melhor peixe, saiba que a peça do alimento não pode ter manchas escuras na carne, tampouco rachaduras. Além disso, o peixe também não pode ter partes fofas ou com sinal de umidade.
Um outro fator a se observar na hora da escolha é o cheiro do peixe. Afinal, embora tenha o cheiro forte, um peixe saudável não tem o cheiro ruim. Então, fique de olho. É bom também sempre verificar a camada de sal: ela tem que ser inteiriça e cristalizada.
Finalmente, preste atenção na hora de comprar peixes que já vêm embalados. Isso porque você pode comprar apenas pela avaliação das partes visíveis, enquanto as escondidas, podem estar estragadas.
O tão temido modo de limpar um bacalhau é bastante simples na verdade. Você só precisa colocar o peixe debaixo de água corrente – mesmo processo que você verá mais abaixo – e, depois, retirar as partes que você perceber que estão mais prejudicadas.
O restante do processo já está incluso na fase de dessalgar, que nós explicaremos adiante. O único passo que você não deve pular, especialmente a julgar pelo prato, é retirar a pele inteira do peixe, caso tenha.
Por fim, se você está na dúvida como dessalgar o famoso bacalhau, nós iremos te ajudar nisso também. Sabe-se que essa crosta de sal do alimento é uma forma de conservação do alimento que vem de muito longe. Desse modo, para dessalgar o peixe, é preciso, além de paciência, muita, muita água.
A recomendação sempre é deixar a peça debaixo de água corrente por alguns minutos para remover o excesso de sal. Depois, coloque o bacalhau dentro da geladeira, de molho, em água fria, trocando a água a cada 6 horas. A fim de alcançar o objetivo que se pretende, o ideal é manter o molho por um ou dois dias, conforme a necessidade.
Ah! E antes que a gente se esqueça de avisar, para tirar o sal você não precisa ferver o bacalhau! Tanto na hora de preparar quanto para dessalgar. Não se esqueça que peixes são sensíveis, então, cuidado para que ele não desmanche por causa dos excessos.
São José dos Campo-SP, quinta-feira, 22 de agosto de 2024, por Joana Abreu – O…
São José dos Campos-SP, quinta-feira, 22 de agosto de 2024, por Joana Abreu – Conhecida…
São José dos Campos-SP, quinta-feira, 22 de agosto de 2024, por Joana Abreu – Uma…
São José dos Campos-SP, quinta-feira, 22 de agosto de 2024, por Joana Abreu – Em…
São José dos Campos-SP, quinta-feira, 22 de agosto de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho –…
A cantora Mel Maia, 19, está definitivamente apaixonada. E vem aproveitando cada vez mais os…