André Janones, deputado federal do Avante, anunciou na noite desta quarta, 3, o possível retorno do auxílio emergencial, que chegou a fim em dezembro do ano passado. Segundo ele, o benefício que surgiu no começo da pandemia, "pode voltar a qualquer momento".
André se reuniu com o novo presidente do Senado, André Pacheco, do DEM, para discutir o assunto. Segundo o deputado, André "confirmou que a prorrogação do auxílio emergencial poderá ser pautada".
Para André, "o desafio agora, é buscar meios de financiar o benefício, sem romper com o teto de gastos".
"Há algumas semanas ficou pronto um longo e minucioso estudo técnico, encomendado por mim, e que atesta a viabilidade, financeira e orçamentária, do auxílio emergencial para enquanto durar a pandemia", escreveu o deputado no Facebook.
Ele completa: "Diante do interesses manifestado pelos novos presidentes da câmara e do Senado Federal, em encontrar uma solução para atender os milhões de brasileiros que estão sem renda, determinei que o referido estudo seja imediatamente remetido às respectivas casas legislativas".
Em carta de intenções, assinada por Rodrigo e Arthur Lira (PP), entregue para o presidente Jair Bolsonaro, os dois disseram que, em meio à necessidade de recuperar a economia, vão analisar "possibilidades fiscais para, respeitando o teto de gastos, avaliar alternativas de oferecer a segurança financeira através de auxílio emergencial para aqueles brasileiros e brasileiras que estejam enfrentando a miséria em razão da falta de oportunidade causada pela paralisia econômica provocada pela pandemia".
Pacheco e Lira ainda dizem que "estarão abertos para o diálogo com o Poder Executivo, com a equipe econômica".
Facebook Conversations