Cancelado evento que receberia Guilherme Boulos no IFCE de Canindé
A decisão seria para que o evento não fosse "compreendido como possuidor de um viés político-partidário".

O Instituto Federal do Ceará confirmou nesta terça-feira, 20, que a 'I Semana de Direitos Humanos', que aconteceria em Canindé, Sobral e Fortaleza, está cancelado. O evento aconteceria entre esta terça-feira, 20 e sexta-feira, 23.

Em nota, a instituição disse que "para evitar que o evento seja compreendido como possuidor de um viés político-partidário, o que não condiz com a histórica imagem institucional do IFCE, suspendem todas as atividades relativas à I Semana de Direitos Humanos".

A nota ainda diz: "Reconhecemos a importância do debate sobre direitos humanos para a comunidade acadêmica, e, em nenhum momento, a gestão toma posição de censura; no entanto, a falta de discussão prévia para a montagem de uma programação focada no debate plural de ideias inviabiliza a realização do evento".

Um dos palestrantes seria o ativista Guilherme Boulos, do PSOL. Pelo Twitter, o deputado estadual André Fernandes, criticou a presença de Boulos no evento: "Alô Abraham Weint, olha só o Instituto Federal do Ceará, com o apoio da Universidade Federal do Ceará, trazendo o Invasor de Terras, Guilherme Boulos, para palestrar em Sobral-Ce, dia 22".

Após o IFCE confirmar o cancelamento do evento, André comemorou: "Obrigado, Abraham Weint, evento cancelado com sucesso! Lugar de invasor de terras não é em universidades, e sim na cadeia!".

Confira!

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), repudiou a censura em nota: "A CENSURA ao evento, uma mácula lastimável na história do IFCE, foi informada oficialmente em comunicado publicado no final da manhã desta terça-feira. Ironicamente, o evento foi construído pelo próprio IFCE, em parceria com diversas entidades. Sintomaticamente, a censura e a determinação de cancelamento de toda a programação acontecem somente na manhã deste que seria o primeiro dia da Semana. Vergonhosamente, a explicação estaria no fato de a Reitoria do IFCE ter recebido, desde esta segunda, ordens de Brasília, determinando o cancelamento, segundo informações apuradas pelos parceiros e apoiadores do evento".

Confira a nota divulgada pelo Sinasefe!

QUAL A SUA REAÇÃO?


Você pode gostar

Facebook Conversations