e-Título app: saiba como baixar o aplicativo para usá-lo na votação deste domingo, 15
É possível justificar o voto pelo aplicativo e verificar o local onde você irá votar.

O aplicativo e-Título já está disponível nas lojas de aplicativos para download. Com ele, é possível  saber a sua zona eleitoral, a situação cadastral, além de emitir certidão de quitação eleitoral e a certidão de crimes eleitorais. Agora é possível entrar com o número do CPF, sem precisar lembrar do título de eleitor.

O TSE recomenda que os eleitores baixem o aplicativo com a maior antecedência possível ao dia das Eleições Municipais deste ano, que acontecem no domingo, 15.

O primeiro passo para usá-lo, é baixar o app para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais, data de nascimento e nome da mãe. Se houver o preenchimento de alguma informação em discordância com aquela lançada no Cadastro, o sistema não validará e não liberará o e-Título. 

Depois, será preciso cadastrar uma senha de 6 dígitos. Em seguida, você terá acesso ao aplicativo, que mostra por exemplo, o seu local de votação.

Os eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição poderão utilizar o e-Título para justificar sua ausência, por meio da geolocalização do aplicativo. Essa funcionalidade estará disponível somente no dia da eleição, das 7h às 17h. 

Quem não fizer a justificativa no dia, tem o prazo de 60 dias após a eleição. O prazo para quem estiver no exterior é de 30 dias após retorno ao Brasil. 

Os eleitores que já fizeram o cadastramento biométrico, a via digital do título disponibilizada pelo aplicativo e-Título poderá substituir o documento oficial com foto. Já para os eleitores que ainda não fizeram o recadastramento biométrico, ainda será necessário levar um documento oficial com foto para votar.

Assista:

(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

SUA REAÇÃO!


Você também pode gostar

Facebook Conversations