Globo toma atitude após descobrir que entrevistada escreveu 'Fora Bolsonaro' durante reportagem no 'JH'
Fontes fluentes em coreano confirmaram o conteúdo do que foi escrito para o site UOL.

A Globo exibiu nesta terça, 14, uma reportagem no 'JH', sobre o aumento da procura por aulas de Coreano, devido ao sucesso que o K-Pop vem fazendo. O problema foi que uma estudante, que foi entrevista para a reportagem, acabou chamando a atenção, ao escrever 'Fora Bolsonaro' na língua do idioma leste asiático.

Em uma das imagens exibidas, enquanto a jovem falava sobre o curso de Coreano que estava fazendo, ela escreveu a frase, que só foi percebida por quem entende o idioma. O UOL, entrou em contato com três fontes fluentes de coreano para saber o que realmente foi escrito. "Todos disseram que se tratam de fonemas, e não da tradução exata. Assim, um coreano nativo não entenderia a mensagem".

Uma professora do Instituto Multicultural & Idiomas, Sue Choi, disse em entrevista: "O que está escrito é um fonema, a transliteração. Se um coreano que não sabe português vir, não vai entender o que está escrito. É a transliteração".

Em meio a isso, a Globo acabou editando a reportagem, publicada na página do Jornal Hoje na internet. Quem visualiza o vídeo intitulado 'Sucesso das bandas de K-Pop aumentam procura por cursos de coreano', disponível no Globoplay, encontra a seguinte mensagem no começo do vídeo: "Este vídeo foi modificado em sua versão web". No lugar da estudante escrevendo a frase, foi colocada imagens por cima.

A edição também foi feita no vídeo da versão completa do Jornal Hoje do dia.

O UOL, também entrou em contato com o Centro Educacional Coreano, braço do Consulado Coreano, "se disse surpreso com a atitude da aluna e disse que a inscrição não reflete o pensamento da repartição".

Maju até encerrou o jornal dando uma "Boa Tarde" em Coreano:

(Imagem: TV Globo)

SUA REAÇÃO!


Você também pode gostar

Facebook Conversations