'Profissão Repórter': cortes de verba das universidades públicas é destaque nesta quarta (5)
Programa vai ao ar logo após o amistoso do Brasil com o Catar.

O 'Profissão Repórter' desta quarta-feira, 5 de junho, vai levar o público a três universidades públicas, em São Paulo e na Bahia, para mostrar a realidade de pesquisadores e alunos. Quem quiser assistir, deve ligar na emissora carioca às 23h45, pelo horário oficial de Brasília, em seguida vem o 'Jornal da Globo', com Renata Lo Prete.

Os repórteres do programa mostrarão as dificuldades que as universidades visitadas enfrentam e o que planejam fazer em meio ao cortes de verba para a Educação. Uma das instituição de ensino pede desde 2015 que um laboratório seja reformado.

"A partir de setembro, a gente não tem recursos para coisas que são básicas para a estrutura da universidade funcionar", diz uma entrevistada. A equipe do programa ainda entra em uma manifestação contra os cortes de 30% nos repasses de todas as universidades federais, no fina de abril deste ano.

Por conta da falta de dinheiro, muitas universidades podem até suspender suas aulas em setembro, caso o corte permaneça. É o caso da UFPI, que tem quase 50% de seu orçamento para maio e dezembro bloqueado, equivalente a R$ 33 milhões de reais.

(Imagem: Reprodução/TV Globo)

QUAL A SUA REAÇÃO?

Facebook Conversas