Vassoura em pé: saiba como equilibrar e por que isso acontece; a rotação da Terra tem alguma influência?
'Desafio' é o atual meme da internet e não tem nenhum mistéri.

Um novo meme se espalhou pela internet nesta semana, o de deixar uma vassoura em pé. Com ele, veio junto uma informação, a de que "segundo a Nasa, no dia 7 de fevereiro, devido à rotação da Terra, todas as vassouras ficariam em pé sozinhas", o que claramente é mentira, já que a agência espacial nunca divulgou nada sobre isso.

Em 2012, o desafio viralizou nos Estados Unidos. Na época, o professor de física e astronomia da Texas A&M University, Joe Ross, falou o motivo pelo qual a vassoura consegue ficar em pé, para o site The Eagle. Segundo ele, é tudo uma questão de equilíbrio, ou seja, não tem nada de misterioso. 

"A vassoura pode ficar sozinha, disse ele, porque o centro de gravidade está diretamente acima da borda em que se equilibra. E as cerdas são macias o suficiente para se espalhar um pouco no ponto de contato com o chão e fornece uma base estável para suportar a alça e permitir que a vassoura se equilibre", disse ele.

Para fazer a experiência é bem simples. Pegue a vassoura de cabo longo e coloque ela em pé com as cerdas no chão, em um piso liso, plano e duro. Aos poucos você vai soltando ela levemente. É preciso de um pouco de paciência e pode levar várias tentativas. O truque é acertar o equilíbrio e soltar no momento certo.

Tutorial:

A Física da vassoura em pé:

(Imagem: Internet)

QUAL A SUA REAÇÃO?

Facebook Conversations