Google confirma fim do Google+ em 2019, após falha de segurança e baixo uso dos usuários
Há bastante tempo há rede social caiu no desuso.

O Google confirmou nesta segunda-feira, 8 de outubro, o que já era esperado, o fim do Google+, o 'Facebook' da gigante de tecnologia. Isso acontece após o Google revelar em um comunicado que cerca de meio milhão de contas terem sido expostas por causa de uma falha de segurança na API da rede social.

Estas contas afetadas tiveram dados privados a revelados aplicativos. Ou seja, dados do perfil do Google+ que não foram compartilhados publicamente, acabaram sendo liberados para aplicativos que tinham acesso à conta. Dados estes que podiam ser: datas de nascimento, sexo, idade, ocupação, lugares vividos ou até status de relacionamento.

A falha foi identificada e corrigida em março deste ano, mas só agora o Google revela a informação publicamente.

A empresa também revelou que o Google+ tem um engajamento bem baixo, assim como seu uso. Cerca de 90% das sessões dos usuários duram menos de cinco segundos. Este também é um dos motivos para o fim do Google+, que não teve adoção muito ampla internautas.

O Google lembrou os usuários terão a chance de fazer downloads de seus dados, será um período de encerramento de 10 meses, que está previsto para ser encerrado no final de agosto. A empresa ainda disse que pretende transformar o Google+ em uma rede social empresarial e em breve irá divulgar informações sobre isso.

Google fracassa no quesito rede social

No ar desde junho de 2011, o Google criou o G+ para competir com o Facebook, que na época estava em ascensão. Não é a primeira vez que o Google encerra uma rede social. Em 2014, o Orkut acabou saindo do ar por causa do baixo número de usuários, causa claramente pelo sucesso do Facebook.

Para aumentar o número de usuários, o Google até conectou a rede social com o Gmail e Youtube mas a plataforma nunca emplacou efetivamente, apesar do empenho do Google em popularizar a plataforma.

(Imagem: Reprodução/Internet)

QUAL A SUA REAÇÃO?

Facebook Conversas