Saiba como votar na Urna Eletrônica e como usar o e-Título nas Eleições deste domingo (7)
Conheça a ordem de votação na urna. É bom levar uma cola para não esquecer os números.

O primeiro turno Eleições 2018 acontecem neste domingo, 7 de outubro e é esperada a participação de cerca de 140 milhões de brasileiros. A votação se inicia às 8 da manhã e vai até às 5 da tarde. O eleitos irão votar em seis nomes. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recomenda que o eleitor faça uma cola em um papel com os números, pois portar celular no momento de votar é proibido.

Ao entrar na seção eleitoral, o eleitor deve mostrar um documento oficial com voto. O título não é necessariamente obrigatório levar, mas é recomendado para identificar a seção e a zona eleitoral.

Os documentos aceitos são: Carteira de Categoria Profissional reconhecida por Lei, Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Certificado de Reservista,  Carteira de Trabalho, Documento Nacional de Identidade (DNI), e-Título (Aplicativo para celular) ou Passaporte.

Na hora da votação, existe uma ordem para digitar o número dos candidatos. A ordem é a seguinte: Deputado Estadual ou Distrital (5 dígitos), Deputado Federal (4 dígitos), Senador (3 dígitos e 2 candidatos), Governador (2 dígitos) e por fim, Presidente (2 dígitos).

A novidade nesta eleição é o e-Título, aplicativo disponível para dispositivos iOS e Android que substituí o RG e o Título no momento do voto. Basta baixar o aplicativo, inserir seus dados (eles devem conferir com o que foi registrado no Cartório Eleitoral) e ele exibirá seu título digital. 

O aplicativo ainda emite Certidão de Quitação Eleitoral e Certidão de Crime Eleitoral, além de indicar onde o eleitor deve ir votar. Caso o eleitor não tenha feito a biometria, ele deve apresentar um documento oficial com foto, caso contrário o e-Título não terá foto. Vale lembrar que print da tela do app não vale, o eleitor tem que abrir aplicativo para o e-Título valer.

(Imagem: Reprodução/Internet)

QUAL A SUA REAÇÃO?

Facebook Conversas