Como germinar sementes de tomate? Acompanhe o passo a passo

Veja como é simples fazer uma estufa caseira

Fortaleza, 18 de novembro de 2022, por Daniela Marinho – O consumo frequente do tomate está relacionado a diversos benefícios para a saúde, como a prevenção de doenças – sobretudo câncer de próstata e doenças cardiovasculares – regulação da pressão arterial, fortalecimento do sistema imunológico e diversos outros. Tendo isso em vista, o Blog Adubo e Jardim preparou um passo a passo prático sobre como germinar sementes de tomate que você precisa conferir.

Você verá, portanto, que é super fácil ter tomates em sua casa, cultivando no quintal ou até mesmo em vasos. Desse modo, poderá incrementar seu cardápio com frutos saudáveis e sempre fresquinhos.

Como germinar sementes de tomate

Muita gente imagina que cultivar tomates em casa é difícil. No entanto, seguindo os passos corretamente esse processo se torna super simples.

Em se tratando de germinação, a etapa é ainda mais fácil de ser feita. Contudo, o mais indicado é fazer o cultivo do tomateiro colocando as sementes no local onde a planta irá ser cultivada; isto é, no chão ou no vaso. Mas se as sementes que você possui estão comprometidas ou não são novas, o ideal mesmo é partir para a germinação separada, de preferência numa estufa.

Para criar a estufa é muito fácil e não gera gastos, pois é um sistema caseiro que não requer uma estrutura de milhões, basta uma tampinha de plástico, papel toalha, papel filme e as sementes de tomate.

Leia também: Saiba como usar água oxigenada para eliminar pragas do jardim; veja o quanto é eficiente

Passo a passo para fazer estufa caseira

Como germinar sementes de tomate? Acompanhe o passo a passo
Como germinar sementes de tomate? Acompanhe o passo a passo – Imagem: Canva Pro

Assim sendo, confira o passo a passo para fazer essa técnica facílima para germinar sementes de tomate:

  • Pegue a tampinha de plástico e coloque papel toalha umedecido nela;
  • Em seguida, distribua as sementes de tomate de forma que elas fiquem bem separadas;
  • Cubra a tampinha com papel filme, mas não deixe encostar nas sementes;
  • Por fim, deixe a tampinha num local sombreado, protegida de sol e chuva.

Prontinho, feito isso, basta esperar as sementes germinares, o que acontece cerca de 5 dias depois de se utilizar essa estufa caseira. Após a germinação é importante colocar as sementes na terra. Mas como saber se as sementes germinaram? Fácil! Sai um fiozinho, como um pequeno brotinho da semente, geralmente apresenta cor branca.

Dicas de cultivo

Agora que você já tem sementes de tomate germinadas, é hora de começar o cultivo. O plantio é igualmente fácil: você deve enterrar as sementes a 2 centímetros de profundidade. Esse “detalhe” faz toda a diferença para o correto desenvolvimento da planta, pois os cotilédones, as primeiras folhinhas do tomateiro, devem fazer força para sair da terra no momento certo.

Quando a muda atingir 15 centímetros, é a hora ideal de transplantá-la para o local definitivo. Após fazer o transplante, regue a planta para que não exista riscos de desmanchar o torrão.

Com relação à iluminação, o tomateiro deve pegar sol direto praticamente o dia inteiro, uma vez que a luz solar é extremamente importante para os frutos que serão formados.

Leia ainda: Por que se deve usar canela quando podar plantas? Entenda os motivos

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Comments are closed.