Aprenda os macetes para cultivar limão siciliano em sua casa

Dicas simples para cultivar essa fruta versátil e saborosa em seu pomar

Curitiba, 10 de novembro de 2022, por Bruno Acorsi – O limão siciliano é uma fruta super versátil, e com seus sabores característicos é ideal para fazer pratos salgados e doces. Além disso, essa fruta também vai muito bem em bebidas como chás, sucos e drinks. Dessa forma, venha aprender os macetes para cultivar o limão siciliano em sua casa, com essas dicas simples que o Blog Adubo e Jardim separou para você.

Aprenda os macetes para cultivar limão siciliano

Para ter uma boa produção dessa fruta é muito importante simular as condições climáticas e de solo do seu local de origem. Por ser é oriunda do sul da Itália, o seu cultivo se adapta melhor à regiões de clima ameno. Ou seja, onde não tenha temperaturas muito elevadas e nem muito baixas. Por outro lado, ela também deve receber bastante sol, preferencialmente durante o começo da manhã. Veja mais macetes para cultivar o limão siciliano á seguir, para aprender sobre o solo ideal, como plantar através de sementes e mudas, e também cuidados básicos com a planta.

Como plantar limão siciliano

Cultivar limão siciliano
Cultivar limão siciliano – Foto: Canva

Antes de mais nada, você deve escolher entre começar o cultivo com uma muda ou se irá germinar uma semente. As mudas devem ser adquiridas em viveiros especializados ou de produtores certificados da sua região. Dessa forma, é mais simples garantir uma boa produtividade. Já para germinar as sementes, retire as maiores que conseguir de um fruto bonito e com bom sabor. Em seguida, lave as sementes em água corrente para retirar a película que a reveste. Por fim, deixe as sementes de molho em um recipiente com água filtrada. Desse modo, elas devem germinar em 2 dias.

Leia também: Suculentas de sombra: veja 4 opções que dão certo

Qual o melhor solo

Um dos fatores mais importantes para que os eu pé de limão siciliano é o solo, que deve ser rico em nutrientes e bem drenado. Então para atender essas condições, faça uma mistura com terra escura, areia fina e húmus de minhoca.  Em seguida, você pode plantar a muda em uma cova funda preenchida com o solo feito. Aperte levemente o solo próximo ao caule da planta para dar sustentação e regue a planta com abundancia para finalizar.

Se você germinou as sementes, plante elas em vaso pequeno, e transfira ela para o pomar quando atingir 40 cm de altura. Além disso, deve-se fazer aplicações de adubo num intervalo de 15 dias.

Como regar  e podar o pé de limão

Nos primeiros meses da planta ela é mais sensível a falta d’água. Portanto, para cultivar limão siciliano é necessário manter vigilância sobre a planta para evitar que o solo fique seco. Contudo, se o solo ficar encharcado por muito tempo, pode resultar em doenças, ou apodrecimento das raízes.

A poda deve ser feita anualmente, deve-se cortar os galhos doentes ou secos, e também retirar os galhos que crescem para o centro da planta. Dessa forma, ela fica mais aberta e recebe mais luz, resultando em frutos mais saborosos.  Por fim, não deixe de cultivar o limão siciliano em seu pomar e desfrutar de todas as vantagens desse fruto.

Continue a leitura: Orquídeas com folhas amareladas? Saiba como resolver

Bichinhos no jardim são motivo de preocupação? Nem sempre. Existem animais que contribuem e muito na manutenção da saúde das plantas. Por isso, saber quais são ele e como atraí-los é fundamental para ter um jardim saudável, florido e para ajudar com a preservação do meio ambiente. Veja agora mesmo quem são eles!

Comments are closed.