Como cultivar caju? Aprenda a fazer o cultivo dessa magnifica árvore frutífera

Veja como fazer o cultivo do cajú com dicas simples

Curitiba, 14 de novembro de 2022, por Bruno Acorsi – O caju é uma das frutas mais produzidas no Brasil, sendo o Nordeste a região responsável pela maior parte dela. A sua fruta tem inúmeras funções além de ser deliciosa consumida in natura. Então, pra você desfrutar dos sabores dessa fruta, o Blog Adubo e Jardim separou dicas incríveis de como cultivar caju. Dessa forma, não deixe de conferir essas dicas e aprender a fazer esse cultivo.

Como cultivar o caju

O cajueiro é uma planta muito resistente a períodos de forte estiagem, e isso se deve ao fato da planta possuir raízes muito profundas para captar água. Ou seja, nada de plantar em vasos ou locais de solo raso. Por outro lado, o fruto verdadeiro é a castanha, já a parte carnuda que sustenta o fruto, é apenas um pedúnculo. Apesar das suas diferenças, os dois são consumidos in natura e também utilizados em diversos tipos de preparos. Veja a seguir como cultivar caju.

Local e época de plantio

Como cultivar cajú
Como cultivar caju – Foto: Canva

Como já mencionado anteriormente, o local deve ter um solo profundo para acomodar as raízes da planta. Além disso, é muito importante proteger a planta do vento, pois esse fator pode causar a queda das folhas e flores. E com isso a planta pode não produzir frutos. Já sobre a melhor época para plantar o caju é durante a estação mais chuvosa do ano. Apesar da planta suportar períodos de estiagem é importante evitar secas durante os primeiros meses da planta.

Solo ideal para cultivar caju

Essa é uma planta não exige solos muito complexos, e aceita bem diversos tipos de solo. O ideal é fazer uma mistura de solo com bastante nutrientes, e bem drenado. Dessa forma, um bom solo para cultivar caju é composto por areia de construção, terra comum e húmus de minhoca.  Essa mistura é ideal para proporcionar os nutrientes que a planta precisa e também uma boa capacidade de drenagem para o solo.

Como plantar

A maneira mais simples de plantar o cajueiro e assim começar a  cultivar o cajú, é através de sementes. Para garantir uma maior produtividade, adquira elas de um produtor local ou em uma loja especializada e certificada.  Para plantar a semente, faça uma cova com 40cm de profundidade e preencha ela com o solo recomendado anteriormente. Então, posicione a semente com o lado maior para cima e deixe mais ou menos 1/3 da castanha no solo. Após o plantio é importante manter sempre o solo úmido até que a semente germine, o que pode levar até 3 semanas.

Rega e cuidados

Nos primeiros meses a planta é um pouco mais sensível a falta de água, e assim devem ser mais regulares. Já com a planta adulta regue apenas quando o solo estiver seco. Outro cuidado importante, é fazer podas anuais para melhorar as condições planta e faze-la produzir mais.  Seguindo essas dicas de como cultivar cajú, você vai conseguir desfrutar de todos os benefícios dessa fruta.

Bichinhos no jardim são motivo de preocupação? Nem sempre. Existem animais que contribuem e muito na manutenção da saúde das plantas. Por isso, saber quais são ele e como atraí-los é fundamental para ter um jardim saudável, florido e para ajudar com a preservação do meio ambiente. Veja agora mesmo quem são eles!

Comments are closed.