Como plantar pimenta-do-reino em vasos? Veja um passo a passo

Aprenda a plantar pimenta-do-reino em vaso e desfrute desse condimento tão versátil

Curitiba, 11 de novembro de 2022, por Bruno Acorsi – A pimenta-do-reino é uma dos condimentos mais versáteis na gastronomia. Seu sabor característico é ideal para, carnes, molhos, saladas, enfim, um tempero que não pode faltar em sua casa. Pensando nisso, o Blog Adubo e Jardim, separou um passo a passo de como plantar pimenta-do-reino em vasos. Portanto, não deixe de aprender mais sobre esse cultivo, com as informações a seguir.

Como plantar pimenta-do-reino em vasos

Antes de mais nada, é importante aprender mais sobre essa planta, e assim facilitar o seu cultivo. A pimenta-do-reino é uma trepadeira que pode chegar a até 4 m de altura. Oriunda da Índia, essa planta pode ser cultivada em sol pleno ou sombra parcial, seus frutos se dão em forma de cachos e pode se colhida verde ou madura. A versatilidade do seu fruto é muito grande e pode dar origem a pimenta verde, branca e preta, passando por processos diferentes. Aprenda a seguir como plantar a pimenta-do-reino em vasos.

Método de plantio

Pimenta-do-reino em vasos
Pimenta-do-reino em vasos – Foto: Canva

Plantar a pimenta-do-reino pode se fazer de duas maneira diferentes, ou seja através de sementes ou por estaquia. A estaquia é forma mais utilizada, pois dá resultados mais rápido, entretanto é importante retirara a muda de uma planta saudável e que dê bons frutos. A muda deve ter no mínimo 1 cm de diâmetro e de 25 a 50 cm de comprimento, tendo 3 nós em sua extensão.

Para plantar através de sementes, adquira ela de produtores locais certificados, ou em lojas especializadas em cultivo. Dessa forma, é mais fácil garantir a germinação, e também uma planta vigorosa.

Vaso e solo para plantar pimenta-do-reino

Como a pimenta-do-reino é uma trepadeira, é importante utilizar um vaso grande com pelo menos 30 litros, e furos no fundo. Para ter espaço no vaso para colocar uma ou duas estacas para conduzir a planta. Já o solo da planta, deve ter bastante matéria orgânica com pH levemente ácido entre 5,5 e 6, e bem drenado. Além disso, é importante fazer uma camada no fundo do vaso com pedras britadas ou cacos de telhas para melhorar a drenagem.

Agora, para plantar por estaquia, adicione a terra preparada no vaso e faça um buraco de pelo menos 7 cm, e adicione a estaca. Em seguida, mantenha o solo sempre úmido para que a estaca desenvolva raízes. Para plantar as sementes, deixe elas de molho em água por 24 horas. Após esse tempo, faça um buraco raso e adicione de 1 a 3 sementes, regue para finalizar.

Exposição ao sol e rega para a pimenta-do-reino em vasos

Para plantar a pimenta do reino em vaso, você deve ter um local com boa exposição a luz e com sombra parcial. Além disso, essa planta gosta muito de calor e não se adapta bem à locais com temperaturas menores que 15ºC. As regas deve ser de 2 à 3 vezes na semana para manter o solo úmido e nunca encharcado. Além disso, deve ser feita a manutenção através da poda, e também conduzir a planta conforme o seu crescimento.

Agora que você aprendeu a fazer esse cultivo, saiba que a pimenta-do-reino em vasos produz relativamente menos que quando cultivada diretamente na terra. Além disso a planta pode levar até 3 anos para produzir em grande quantidades e duas vezes ao ano. Portanto, não deixe de fazer o cultivo da pimenta-do-reino em vasos, e ter esse maravilho condimento.

Normalmente, as pessoas acreditam que as plantas que florescem dão mais trabalho para cuidar. E sim, muitas vezes isso é verdade. Porém, existem plantas que não requerem tantos cuidados e florescem muito. Inclusive, algumas que selecionamos aqui são até comestíveis.

Comments are closed.