Jardim

Como recuperar a suculenta? 3 dicas essenciais para salvar a sua plantinha

Salvador, 02 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato – Sua suculenta está morrendo? Podemos te ajudar a recuperar! As suculentas são espécies que pertencem, em sua maior parte, à família das crassuláceas, nativas das regiões desérticas. Essas lindas plantinhas possuem a capacidade de armazenamento de água em suas estruturas, como caule e folhas, deixando-as com um aspecto mais suculento, fazendo jus á sua nomenclatura.

Extremamente lindas e delicadas, as suculentas podem se apresentar em diversas cores, formatos e tamanhos, sendo, portanto, utilizadas na decoração de vasos e ambientes. Entretanto, apesar de serem resistentes, elas podem morrer por conta de alguns erros comuns. Assim, separamos para você em nosso conteúdo as melhores dicas de como recuperar a suculenta, devolvendo a vida e brilho para essa plantinha.

1. Trocar o substrato

Antes de tudo, é essencial saber que a suculenta pode morrer naturalmente devido ao seu ciclo de vida. Entretanto, algumas modificações e cuidados especiais podem ajudar na recuperação de algumas suculentas que estão perecendo devido a possíveis erros no cultivo. Assim, caso a suculenta de repente aparente estar murchando e ressecando, você poderá resolver o problema realizando a troca do substrato.

É possível que o solo atual esteja pobre em nutrientes ou com uma formulação inadequada, não fornecendo os nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta. Portanto, faça o replantio numa mistura contendo 2 partes de areia, 1 parte de terra vegetal, 1 parte de perlita e 1/5 parte de adubo orgânico.

Como dica extra, faça um bom preparo do vaso, verificando se o recipiente de escolha dispõe de furos na base. Além disso, faça a montagem da camada drenante no fundo do recipiente, com argila expandida e finalize recobrindo com manta bidim.

Recuperar a suculenta (reprodução Canva Pro)
Recuperar a suculenta (reprodução Canva Pro)

2. Evitar o excesso de regas

Ainda, conforme Karine Serezuella, em 03 de janeiro de 2018, em colaboração com o site Uol, a recuperação das suculentas pode ser feita com a diminuição das regas. Embora pareça contraditório, o excesso de irrigação nessas plantinhas pode ressecar as estruturas, deixando-as com aspecto de uma suculenta morta. Assim, mesmo que você molhe sempre, sua suculenta pode se tornar ressecada, uma vez que são espécies resistentes à seca, portanto, pouco tolerantes ao excesso de água.

Imagem Uol
Imagem Uol

 

Desta maneira, a recomendação para recuperar a suculenta é diminuir a frequência de irrigação, aguando a planta apenas quando o substrato se apresentar completamente seco. Para verificar, coloque o dedo no substrato e observe o aspecto, caso áspero e ressecado, será o momento ideal para realizar a regadura.

3. Apostar em um cronograma de adubação

Por fim, outra dica de ouro para recuperar a suculenta é levar a sério o processo de adubação, experimentando montar um cronograma. Apesar de serem plantas resistentes e pouco exigentes, é errado pular a etapa de adubação ou nutrir a planta de maneira ineficiente. Assim, se programe e forneça os nutrientes essenciais para um bom desenvolvimento da espécie.

Recuperar a suculenta (reprodução Canva Pro)
Recuperar a suculenta (reprodução Canva Pro)

 

A adubação, por sua vez, deve acontecer no início da primavera, verão e outono. Assim, você pode recorrer à aplicação de orgânicos como húmus de minhoca, farinha de ossos ou torta de mamona ou, quem sabe, uma mistura dos três componentes, potencializando a nutrição e ajudando a recuperar a suculenta mais rapidamente.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo