Jardim

Cultivar craveiro em casa; confira as melhores dicas que potencializam a floração da espécie 

Salvador, 10 de novembro de 2022, por Raíly Fortunato – O Dianthus caryophyllus, também conhecido popularmente por craveiro, é uma planta pertencente à família das cariofiláceas, categorizada como uma flor perene. Com origem na Europa, a planta possui flores com dobraduras e recorte nas bordas, que se apresentam nas colorações branca, rosa, vermelha, amarela ou uma mescla entre essas cores. Portanto, é amplamente vendida como flor de corte, para formação de buques e ornamentação de jardins e vasos. Logo, fique por dentro de como cultivar o craveiro em casa, para decoração do seu ambiente. 

Assim, de modo a possuir a espécie para formação do seu projeto paisagístico, confira como cultivar o craveiro em casa. Continue conosco e confira o solo e clima ideal para a planta, como irrigá-la, oferecer iluminação ideal e tudo sobre a floração do craveiro. 

Clima e solo para cultivar o craveiro

Devido ao seu local de origem, o craveiro possui uma melhor adaptação em climas amenos ou frios. Ou seja, a planta suporta uma variação de temperatura até 20 °C, a partir disso, o calor pode prejudicar o seu crescimento e desenvolvimento de suas flores.  

O solo, por sua vez, deve ser leve, com bom perfil de drenagem, boa fertilidade, rico em conteúdo orgânico e pH mais alcalino. Portanto, você pode adquirir o substrato pronto para craveiros em floriculturas ou preparar um solo mais alcalino. Esse substrato é feito partir da utilização de duas partes de terra vegetal, para uma parte de farinha de ossos ou casca de ovo triturada.  

Cultivar o craveiro (reprodução Canva Pro)
Cultivar o craveiro (reprodução Canva Pro)

Iluminação e irrigação 

Conforme o site Petz, para haver o pleno desenvolvimento do craveiro, é essencial dispor a planta em iluminação solar direta. Portanto, a planta deve ficar em contato com os raios solares por pelo menos 4 horas, preferencialmente pela manhã, quando os raios são mais brandos. Assim, caso more em apartamentos, o mais indicado é dispor o craveiro próximo às janelas ou em sacadas.  

Imagem Petz
Imagem Petz

 

Além disso, o substrato deve se manter sempre úmido, porém, evitando o excesso de líquido no solo, uma vez que pode levar ao aparecimento de fungos em seu sistema radicular. Portanto, faça a regadura dua ou três vezes na semana. Mas, o Portal Atualizei também indica observar o aspecto do solo e irrigue antes do substrato se torar totalmente seco. 

Floração do craveiro 

Geralmente a floração da espécie ocorre entre 4 a 12 meses após a propagação por meio da semeadura. Logo, dependendo de como você cultivar o craveiro, a planta pode florescer durante o ano todo, sobretudo se a região onde foi plantada possui a condição climática adequada. Deste modo, em regiões com clima mais frio, a espécie floresce ao final da primavera, durante o verão e início do outono. Já em regiões com o clima mais quente, o craveiro geralmente não desabrocha suas flores.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo