Jardim

Seu cacto está morrendo? Aprenda agora como salvá-lo

Salvador, em 27 de novembro de 2022, por Mayara Porto. – Os cactos são uma das espécies de plantas mais queridas por jardineiros iniciantes, com pouca prática com plantas mais delicadas e pouco tempo para manejá-las. Entretanto, nem o cacto é de ferro. Eles também ficam doentes, sofrem com fatores externos, pragas, manejos inadequados e podem, assim como qualquer outra plantinha, facilmente morrer.

Se você notou a ocorrência de algo diferente com o seu cacto, é hora de agir, antes que seja irreversível e o pior aconteça. Amarelado, com partes apodrecendo, murcho, tombando, todos esses são sinais de que algo está errado. Continue a leitura e aprenda a identificar o motivo do adoecimento e tentar salvar o seu cacto. Veja abaixo:

Como recuperar um cacto 

Segundo contribuição de Lindsey Swett, ao site WikiHow, a sua primeira ação deve ser identificar o problema e agir para garantir a sobrevivência da planta. Em seguida, você deve checar cada fator que pode estar causando isso e, assim, encontrar as respostas assertivas de como prosseguir com o  tratamento.

Imagem: WikiHow
Imagem: WikiHow

Cacto murchando

Se o seu cacto está murcho, com partes encolhidas, enrugado, com aspecto pendente (não natural) ou flácido, isso geralmente é um sinal de desidratação. Nesse caso, faça uma primeira rega bem abundante, de modo que a água escorra pelos furos de drenagem e depois regue o todos os dias, em pequena quantidades, durante 1 semana. Após passado esse tempo, se você notar uma melhora na saúde da planta, pode voltar a fazer regas espaçadas. 

Cacto (Reprodução Canva Pro)
Cacto (Reprodução Canva Pro)

Cacto apodrecendo

Caso a sua planta esteja com partes apodrecendo, você deve agir na sua recuperação, se ainda quiser ter chance de salvá-lo. Primeiramente, a maior causa de apodrecimento em cactos é o excesso de regas. Você deve aprender que cactos são plantas que não gostam de muita água, e que regas semanais ou quinzenais bastam para eles. 

Ademais, você deve retirá-lo do seu vaso, descartar o substrato e replantá-lo. Faça uma camada de drenagem e adicione um pouco de areia ao substrato novo. Por fim, replante-o e recorte as partes apodrecidas com uma faca ou tesoura limpa, mas não se esqueça de colocar canela sobre o ferimento causado. Deixe-o fora do sol e tenha uma atenção redobrada sobre ele nos próximos dias.

Cacto doente (Reprodução Canva Pro)
Cacto doente (Reprodução Canva Pro)

Pragas

Cochonilhas e ácaros são as pragas mais encontradas nesse tipo de planta. Cochonilhas são pontos brancos, que aparecem em grupos e sugam a seiva da planta até matá-la. Os ácaros são pontinhos vermelhos que fazem pequenas teias nas plantas e que também se alimentam delas. 

A solução mais eficaz está na utilização de inseticidas de jardim e acaricidas. Nós do Portal Atualizei também sugerimos outra solução: lavar o cacto com sabão neutro e água, com o auxílio de uma escova de dentes velha, tendo o cuidado de não expô-lo ao sol nos próximos dias.

Avalie este post post

Mostrar mais

Mayara Porto dos Santos

Olá! Sou Mayara Porto e sou graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Cursei o técnico em agroecologia e espero agregar valores qualitativos ao Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo