Jardim

Conheça 3 espécies ideais de árvores para calçada, confira

Salvador, 25 de novembro de 2022, por Janaina Brito – Já pensou em ter um vistoso pé de árvore em frente à sua casa? Um visual verde e natural pode trazer ainda mais beleza para sua fachada, além de fornecer aquela agradável sombra durante os períodos mais quentes. Ademais, algumas espécies vegetais podem ser cultivadas em passeios. Assim, você sabe quais as melhores árvores para calçada?

Diversas espécies de baixa manutenção podem fazer parte de passeios, até mesmo frutíferas. Porém, algumas características são fundamentais para permitir que tais árvores cresçam de forma saudável e sejam adequadas para a superfície urbana. Desse modo, veja abaixo 3 árvores para calçada perfeitas para você, saiba como começar o plantio e dicas para mantê-las sempre bonitas em frente ao seu lar.

Árvores para calçada (Reprodução Canva)
Árvores para calçada (Reprodução Canva)

Qualquer árvore pode ser cultivada na calçada?

A resposta para isso é não! Existem diversos fatores que influenciam a escolha de uma árvore para o passeio. Antes de mais nada, as características da espécie devem ser compatíveis com o tamanho da calçada e com as circunstâncias do entorno.

Assim, um estudo prévio pode evitar possíveis problemas. Por exemplo, calçadas estreitas pedem árvores de pequeno porte. O mesmo vale se a região possuir rede elétrica, que pode ser afetada por uma vegetação de grande volume. Além disso, você também deve pensar no tipo de folhagem da árvore, sua floração e se a espécie e seus produtos costumam atrair animais.

Desse modo, segundo a redação do site g1, em 13 de janeiro de 2020, se você pretende investir nesse empreitada, o primeiro passo é procurar a prefeitura da sua cidade. O órgão vai indicar as melhores árvores para a sua região e também orientar como o cultivo deve ser feito, para que o desenvolvimento e manutenção da planta ocorram de forma segura.

Publicação do site g1.globo.com sobre como cultivar árvores na calçada - Imagem portal g1
Publicação do site g1.globo.com sobre como cultivar árvores na calçada – Imagem portal g1

 

Negligenciar esses cuidados pode significar dores de cabeça futuras. A escolha errada de uma árvore para a calçada pode danificar o passeio, como também atrapalhar a dinâmica do ambiente. Tubulações podem ser destruídas, galhos e frutos podem ameaçar cair, sem contar as questões que envolvem a fiação do local, gerando transtornos, entre outras situações.

Árvores para calçada (Reprodução Canva)
Árvores para calçada (Reprodução Canva)

Árvores ideais para calçada

Apesar da atenção redobrada, você ainda pode cultivar árvores na calçada. Afinal, além de levar beleza para as cidades, a arborização urbana também contribui para a manutenção do meio ambiente. Dessa forma, as melhores espécie para essa função costumam ter raízes mais profundas, o que gera menor risco de dano ao passeio. Outrossim, existe uma variedade de porte entre as árvores para você escolher. A seguir, o site Portal Atualizei te mostra 3 vegetações coringas para a calçada.

Ipê-amarelo

O ipê-amarelo, assim como outras variedades dessa espécie, é uma árvore de grande porte, mais indicada para regiões com calçadas largas, nas quais a copa volumosa da planta não atrapalharia a dinâmica do lugar.

Assim, muito comum na arborização urbana, suas raízes profundas não danificam o passeio e a floração anual em pétalas amarelas trazem um charme especial para as ruas onde elas são cultivadas. Ademais, elas podem atrair a avifauna, abelhas, entre outras criaturas.

Ipê-amarelo (Reprodução Canva)
Ipê-amarelo (Reprodução Canva)

Aroeira-salsa

A aroeira-salsa é uma espécie nativa que pode alcançar até 8m de altura, porém, com o manejo direcionado, pode-se limitar ainda mais o porte da árvore. Além disso, essa planta costuma florescer entre os meses de agosto e novembro e produz frutos não comestíveis durante o verão, podendo atrair pássaros e outros pequenos animais. A árvore é resistente tanto a secas quanto geadas e possui alta capacidade de regeneração, mesmo com as podas, ou seja, é perfeita para o reflorestamento.

Aroeira-salsa (Reprodução Canva)
Aroeira-salsa (Reprodução Canva)

Manacá-da-serra

O manacá-da-serra é a típica espécie coringa para calçadas. Suas flores surgem entre o final da primavera e o verão, em um primeiro momento, na cor branca, mas com o passar do tempo, adquirem coloração rosada até chegar a um lindo tom de lilás.

Além de seu grande potencial paisagístico graças a essa peculiaridade, a planta possui porte médio, sendo versátil em diferentes passeios. Outrossim, ela ainda possui fácil manutenção e cresce com relativa rapidez.

Manacá-da-serra (Reprodução Canva)
Manacá-da-serra (Reprodução Canva)

Outras opções

Se você busca outras alternativas, saiba que existem diversas opções além das espécies comentadas. Angicos, pequis, magnólias, além de araçá, flamboyant-mirim, cambuci e caroba são outras árvores maravilhosas para passeios. Por fim, ainda é possível incrementar a rua com frutíferas conhecidas: aceroleira, jabuticabeira, amoreira e pitangueira possuem pequeno porte e produzem frutos diminutos que não geram problemas para a região.

Amoreira (Reprodução Canva)
Amoreira (Reprodução Canva)

 

Agora que você já descobriu quais as melhores árvores para calçada e como dar início a essa empreitada, por que não começar a cultivar? Conheça a legislação da região em que você mora e não deixe de plantar essas lindas espécies, trazendo mais beleza e ar puro para a frente da sua casa e ao seu bairro.

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo