Jardim

Como cuidar das orquídeas no verão? Confira 3 dicas essenciais

Salvador, 9 de dezembro de 2022, por Raíly Fortunato – As orquídeas são todas as plantas que fazem parte de famosa família das orquidáceas, pertencente à ordem as asparagales. Essas lindas plantas coexistem em todos os continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais. A orquídea pode se apresentar de diversas formas, cores e tamanhos, formando uma ampla variedade de rosas exuberantes.

Entretanto, a chegada do verão traz novas demandas para o jardim e, sobretudo, para as orquídeas. Assim, confira 3 cuidados essenciais para ter com as orquídeas durante o verão. Logo, saiba aqui em nosso conteúdo a como ajustar a irrigação, protegê-las contra o pico solar e adubá-las corretamente nessa estação, veja abaixo.

Orquídeas (reprodução Canva Pro)
Orquídeas (reprodução Canva Pro)

1. Ajustar a rega

Durante as outras estações, sobretudo, o inverno, a frequência de rega das orquídeas tende a diminuir. Mas, com a chegada do verão e do calor é preciso fazer esse reajuste para proporcionar a elas um bom desenvolvimento.

Conforme, Sergio Oyama, em 02 de janeiro de 2019, em colaboração com o site Casa e Jardim, é preferencial conduzir a irrigação pela manha ou ao final da tarde. Assim, verifique nível de umidade do substrato, afundando o dedo no material de cultivo, e, durante o verão, esse conteúdo tenderá a ficar seco rapidamente.

Ademais, com o aumento da frequência de rega, é essencial que a camada de drenagem esteja adequada. Portanto, caso necessário, refaça-a com a utilização de argila expandida ou pequenas britas de jardim.

Imagem Casa e Jardim
Imagem Casa e Jardim

2. Protegê-las do sol

Ademais, ao decorrer do verão, há o aumento da intensidade dos raios solares sobre suas orquídeas, que podem queimar suas flores e folhas. Deste modo, é essencial fazer a transição do local mais exposto para região mais sombreada.

Além disso, faça a utilização de telas de sombreamento, principalmente em áreas como jardins e canteiros. Mas, é preciso ajustar a quantidade de sombreamento para cada espécie, entretanto, de maneira geral é cerca de 50%.

Orquídeas (reprodução Canva Pro)
Orquídeas (reprodução Canva Pro)

3. Adubação adequada

Ademais, para crescerem devidamente durante os meses que abrangem o verão é preciso apostar na aplicação de adubos. Nas épocas em que as orquídeas estão floridas e durante o seu período de dormência, a adubação é dispensada. Portanto, no verão é mais que essencial proporcionar à sua orquídea os nutrientes essenciais para completarem o seu ciclo.

Os adubos aplicados podem ser tanto orgânicos, quanto oriundos de fontes inorgânicas (também chamados de químicos). Logo, as fontes orgânicas mais utilizadas para as orquídeas são o farelo de algodão, esterco bovino curtido, húmus de minhoca, torta de mamona.

Por outro lado, relativos aos fertilizantes químicos, você pode utilizar o famoso nitrogênio, fósforo e potássio. O NPK fornece os nutrientes essenciais para a brotação, enfolhamento e floração das plantas.

No caso das orquídeas, o Portal Atualizei indica apostar em fertilizantes ricos, sobretudo, em fósforo, que estimula a formação das flores, como o NPK 4-14-08 e 10-14-10.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo