Jardim

Aprenda a cuidar do bico de papagaio; a planta vermelha perfeita para embelezar o Natal

Salvador, em 18 de dezembro de 2022, por Mayara Porto. – A euphorbia pulcherrima, de nome popular bico-de-papagaio, é uma planta nativa do México, que chama a atenção por suas enflorações vermelho intenso na época do Natal. Se engana quem acha que as folhas vermelhas são flores. Na verdade, a coloração intensa se manifesta nas folhas, que se modificam para atrair insetos polinizadores às pequenas flores amarelas.

A propósito, ela é dona de vários nomes populares como: poinsétia, rabo-de-arara, asa-de-papagaio, flor-de-papagaio, flor-de-santo-antônio, folha-de-sangue e flor-de-Natal. Quer aprender a plantar e cuidar dessa linda espécie vegetal? Continue a leitura e aprenda hoje a cultivar a planta bico-de-papagaio.

Como cultivar a planta bico-de-papagaio 

Para entender mais sobre o cultivo da planta bico de papagaio, é interessante conhecer seu processo de florescimento. Visto que, a flor-de-Natal é de origem norte-americana e tem habito de florescer no inverno, quando foi trazida ao sul do continente, conservou essa característica de florescimento em estações frias. 

Bico-de-papagaio (Reprodução Canva Pro)
Bico-de-papagaio (Reprodução Canva Pro)

 

Entretanto, como é possível que a encontremos com flores no Natal, em floriculturas e gardens centers? A verdade é que essas plantas são produzidas em estufas que simulam as condições do inverno, propiciando as florações no nossa verão.

Propagação 

Segundo contribuição de Lígia Nogueira, em 17 de dezembro, ao site Casa Vogue, a propagação da flor-de-natal acontece por estaquia. O momento para fazer as estacas é depois que a planta começa a produzir novas ramas na base. O Portal Atualizei recomenda que você espere até que as ramas atinjam de 7 a 10 cm de comprimento antes de usá-los como estacas, garantindo sua maturação para produzir as esperadas raízes.

Imagem: Casa Vogue
Imagem: Casa Vogue

Substrato

O solo preferível para cultivar a bico-de-papagaio deve conter muita matéria orgânica, ser bem adubado e também drenante. Nós, do Portal Atualizei recomendamos a montagem com 1 parte de terra vegetal, 1 parte de areia e 1/2 parte de adubo orgânico.

Plantio

Para a flor-de-Natal, escolha um vaso de pelo menos 25 cm de diâmetro e altura para um bom desenvolvimento inicial da planta. Inicialmente, construa uma camada drenante com argila expandida e cubra com manta geotêxtil ou tnt. Depois, disponha o substrato e plante a sua estaca ou muda adquirida em lojas especializadas em plantas.

Flor-de-natal (Reprodução Canva Pro)
Flor-de-natal (Reprodução Canva Pro)

Tratos e manejos

Para garantir a boa saúde da sua planta, luminosidade é essencial. A flor-de-Natal gosta de luz solar indireta. Contudo, altas temperaturas são desfavoráveis às suas brácteas (folhas vermelhas), suas brácteas são mais destacadas em clima entre 18º e 25 °C.

Então, você tem duas opções: cultivá-la normalmente, próximo a uma janela e se contentar que no inverno você terá uma planta com poucas “flores vermelhas”, ou cultivá-la em um escritório climatizado, por exemplo, e deixando-a sob luminosidade natural por vezes.

Ademais, as regas devem acontecer somente quando o substrato estiver seco, e isso dependerá do clima da sua cidade. Além disso, é necessário ressaltar que a bico-de-papagaio é uma planta com seiva tóxica; por isso, cabe ter atenção com crianças e pets.

Avalie este post post

Mostrar mais

Mayara Porto dos Santos

Olá! Sou Mayara Porto e sou graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Cursei o técnico em agroecologia e espero agregar valores qualitativos ao Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo