Jardim

Palmeira-ráfia: guia completo de plantar e dicas de cultivo

Salvador, 28 de outubro de 2022, por Mayara Porto. – A Palmeira-ráfia, de nome cientifico Rhapis excelsa, é uma espécie botânica pertencente à família Arecaceae (família das palmeiras). Essa planta ornamental é popularmente conhecida pelos nomes de palmeira-ráfis, palmeira-dama, palmeira-ráfia e jupati. Sua origem é asiática e uma das suas características mais marcantes é a rusticidade e a facilidade de cultivo, sendo muito pouco exigente com manejos.

Visto isso, fica fácil compreender o motivo dessa palmeira ser uma escolha frequentemente utilizada em projetos de paisagismo. E você? Possui uma palmeira-ráfia em casa e não sabe como cuidar? Ou está pensando em adquirir uma palmeirinha para compor a decoração da sua casa? Veja abaixo um guia completo sobre essa palmeira:

Como cultivar a Palmeira-ráfia

Primeiramente, você deverá adquirir uma muda da palmeira. Ou, também, conseguir as sementes de uma planta fêmea. Se um conhecido seu tem uma Rhapis excelsa que colocou flor, peça a ele as sementes e semeie-as até ter suas próprias mudinhas. 

Depois disso, escolha um bom vaso para sua planta, preferencialmente um vaso médio a grande. A ráfia costuma crescer bastante e pode alcançar até 2 metros de altura em vasos, mas, no plantio no chão pode chegar até 4 metros.

Palmeira-ráfia (Reprodução Canva Pro)
Palmeira-ráfia (Reprodução Canva Pro)

Plantio

O solo ideal para essa palmeira é rico e drenante. Nós, do Portal Atualizei, recomendamos que você monte o substrato numa proporção de 3 partes de terra vegetal e 1 parte de areia lavada, para alcançar as características ideais. Contudo, antes de por o substrato no vaso, e necessário montar uma camada de drenagem. Coloque no vaso uma camada de argila expandida, cubra com manta bidim e depois coloque o substrato que você preparou. Por último, posicione a muda ao centro do vaso e complete com mais substrato. 

Manejos

Os manejos exigidos pela Raphis excelsa incluem iluminação, regas, podas e adubagem adequada para que a planta se mantenha sempre saudável e bonita. Segundo contribuição de Camila Santos, ao site Casa Vogue, em 21 de novembro de 2021, adubações trimestrais com adubos orgânicos podem ajudar a ter um crescimento mais acelerado da palmeira-ráfia. 

Imagem: Casa Vogue
Imagem: Casa Vogue

 

Acerca da iluminação, a palmeira-ráfis prefere locais bem iluminados, mas não aguenta exposição direta a luz solar por várias horas, o que a torna perfeita para interiores. Além disso, a frequência de rega ideal para a palmeira-ráfia depende do local onde ela é cultivada. Em ambientes externos, a rega deve ser diária ou em dias alternados. Em ambientes internos, o indicado é apenas 3 vezes por semana ou quando o solo estiver visivelmente seco.

Contudo, o trato das podas na palmeira-ráfia é indicado sempre que necessário, seja para conter seu crescimento ou para retirar imperfeições como folhas queimadas ou manchadas. Agora que você já aprendeu como cuidar corretamente de uma palmeira-dama, que tal por a mão na terra e praticar tudo que aprendeu? Vamos lá.

Avalie este post post

Mostrar mais

Mayara Porto dos Santos

Olá! Sou Mayara Porto e sou graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Cursei o técnico em agroecologia e espero agregar valores qualitativos ao Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo