Jardim

3 erros que impedem sua zamioculca brotar; veja e não erre mais

Salvador, 16 de dezembro de 2022, por Raíly Fortunato – A zamioculca zamiofolia, também chamada vulgarmente por zamioculca, é uma espécie originária da África, oriunda da família das aráceas. A espécie dispõe de folhas verde-escuras, firmes e brilhantes, que podem chegar a um metro de altura.

Por essa razão, a zamioculca carrega um caráter extremamente ornamental, sendo, portanto, ideal para a decoração de ambientes internos. Mas, ao cuidar planta em casa, existem erros que impedem a zamioculca brotar, atrapalhando o seu desenvolvimento.

Portanto, para evitar os erros que impedem a zamioculca brotar, reunimos para você em nosso conteúdo uma lista com os três principais problemas associados. Assim, compartilhe também nosso conteúdo para os jardineiros de plantão, sobretudo, para os amantes da espécie.

1. Excesso de regas

A irrigação conduzida de maneira  irregular pode impedir a sua zamioculca de brotar, sobretudo, quando ocorre o excesso de regas sobre a planta. Justamente por possuir a capacidade de armazenamento de água em suas estruturas, a zamioculca prefere uma rega mais espaçada. Uma vez que o excesso de líquidos pode levar ao aparecimento de folhas marrons, amareladas e, principalmente, à interrupção da brotação.

Assim, recomenda-se irrigar a sua planta apenas quando o substrato estiver completamente seco, verificando o aspecto do solo com o dedo. E, de modo a garantir que não haja o acúmulo de água no sistema radicular da sua zamioculca, o Portal Atualizei considera indispensável a montagem de camada drenante ao fundo do recipiente.

Zamioculca brotar (reprodução Canva Pro)
Zamioculca brotar (reprodução Canva Pro)

2. Falta de adubação

Apesar de a zamioculca ser uma espécie que carrega certa rusticidade e resistência, não demandando muita manutenção, é errôneo dispensar a adubação da planta. Conforme Maria Coelho, em  15 de outubro de 2021, em colaboração cm a revista Gazeta do Povo, os adubos de liberação lenta estimulam a formação de brotos na zamioculca.

Esse tipo de adubo, por sua vez, proporciona uma nutrição gradual e equilibrada à planta, evitando a sobrecarga. Assim, fica evidente que o processo de reposição nutricional é indispensável no cultivo da zamioculca, sobretudo, para a otimização do seu crescimento.

Imagem Gazeta do Povo
Imagem Gazeta do Povo

 

Entretanto, caso você seja mais adepto à utilização de fontes orgânicas, opte pela incorporação de esterco bovino curtido e casca de ovo triturada ao solo. Mas, é preciso se atentar ao período de dormência da espécie, que ocorre no inverno, uma vez que, nessa fase, não ocorre a absorção de nutrientes.

3. Falta de iluminação

Fechando a lista de erros que impedem a sua zamioculca brotar, a falta de iluminação está diretamente associada à interrupção de formação de novas estruturas. Por serem frequentemente utilizadas na decoração de ambientes internos, a planta permanece apenas em espaços fechados demais, sem que recebam qualquer fração de iluminação solar.

Zamioculca brotar (reprodução Canva Pro)
Zamioculca brotar (reprodução Canva Pro)

 

Assim, essa falta geralmente ocasiona o amarelamento das folhas e retarda o crescimento da planta. Logo, para estimular a formação de brotos na sua zamioculca, mantenha o vaso da planta em meia-sombra, em ambientes com alta luminosidade.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo