Jardim

Maria-sem-vergonha; guia completo de plantio e cultivo

Salvador, 23 de novembro de 2022, por Raíly Fortunato – A Impatiens walleriana, também conhecida popularmente por vinca ou maria-sem-vergonha, é uma flor originária da região africana. Pertencente à família das apocináceas, essa flor é de pequeno porte, facilmente encontrada em estradas jardins e canteiros. Além disso, se apresenta em uma ampla cartela, passando pelas cores branca, rosa, roxa vermelha com centro esbranquiçado ou rosado.

Portanto, de modo a possuir a espécie em seu projeto paisagístico, reunimos para você as principais  dicas de cuidado e cultivo da maria-sem-vergonha. Logo, continue conosco e confira como realizar o plantio da flor os cuidados básicos com a planta e forma de propagação, veja abaixo.

Plantio em vasos

O primeiro passo para realizar o plantio da maria-sem-vergonha em vasos, é adquirir um recipiente com furos na base. Além disso, conforme Camila Santos, em 03 de fevereiro de 2022, em colaboração com a Revista Casa Vogue, o vaso também deve ter cerca de 20 cm de diâmetro e profundidade. E. como regra de todo plantio, monte uma camada de drenagem ao fundo do recipiente, que pode ser feita com argila expandida ou pequenas britas de jardim.

Imagem Casa Vogue
Imagem Casa Vogue

 

O substrato para o plantio deve ser leve, com boa drenagem e com conteúdo orgânico. Assim, faça uma mistura contendo as mesmas medidas de terra vegetal, areia e algum composto orgânico de sua preferência, como o húmus de minhoca ou esterco curtido. Após preparar o vaso, adicione a muda da planta e finalize com a rega.

Cuidados com a maria-sem-vergonha

Após realizar o plantio, é essencial proporcionar à espécie uma rotina básica de cuidados, de modo a garantir um pleno desenvolvimento. Logo, por ser uma espécie oriunda da África, a maria-sem-vergonha possui uma melhor adaptabilidade em regiões com clima tropical e subtropical do brasil, com temperatura media de 25 °C. Além disso, posicione o vaso em locais que haja iluminação solar direta ou em condição de meia-sombra.

A rega, por sua vez, deve ser regular, de modo que o substrato se mantenha úmido, porém, sem encharques. Embora seja uma espécie com certa rusticidade, a adubação é bem-vinda, realizada mensalmente, durante a primavera e verão. Deste modo, aposte em adubos ricos em fósforo para estimular a floração, como o NPK nas proporções 4-14-8 ou 10-14-10.

Maria-sem-vergonha (reprodução Canva Pro)
Maria-sem-vergonha (reprodução Canva Pro)

Propagação

Por fim, para propagar a maria-sem-vergonha, o Portal Atualizei indica o método de estaquia. Esse processo deve ocorrer preferencialmente entre os meados de outubro a abril. Logo, retire 10 cm de ramo lateral de uma planta matriz, removendo as folhas próximas á base. Para estimular o enraizamento, mergulhe as estacas em um copo d’água até o surgimento de raízes. E, para realizar o plantio, faça o preparo do vaso e do substrato  e cuidados seguindo as orientações já mencionadas anteriormente em nosso artigo.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo