Jardim

Principais erros cometidos no cultivo de suculentas, conheça-os e aprenda a corrigi-los

Salvador, em 21 de novembro de 2022, por Mayara Porto. – As suculentas são plantas adaptadas à sobrevivência em ambientes de climas áridos e secos, que acumulam água em um ou mais de um dos seus tecidos, mantendo uma reserva para os períodos de seca. Existem mais de 6 mil tipos de suculentas: coloridas, pendentes, mini, flores suculentas, plantas de sombra, cactos, entre outras. E, sim, você leu certo, cactos são um tipo de suculentas, mas isso é assunto para outra matéria.

É comum que as suculentas sejam indicadas como plantas para iniciantes, entretanto, não é por isso que elas não necessitam de cuidados singulares. Cada planta tem sua particularidade. E muitas pessoas, iniciantes no cultivo de suculentas, cometem vários erros. Fizemos uma seleção dos erros mais cometidos ao cuidar de suculentas para que você aprenda e nunca mais repita-os.

Substrato preparado incorretamente

Como já foi visto, as suculentas são plantas preparadas fisiologicamente para ambientes secos, onde a terra é pobre em matéria orgânica e muito drenante. Portanto, nós do Portal Atualizei recomendamos o preparo adequado de uma base para manter a sua suculenta. Este solo seria montando com 2 partes de terra vegetal, duas partes de areia e uma parte de vermiculita. 

Substrato suculentas (Reprodução Canva Pro)
Substrato suculentas (Reprodução Canva Pro)

Vaso sem furos e sem camada drenante

Conforme contribuição de Bruna Somma, em 22 de janeiro de 2021, em matéria para o blog Casa e Jardim, é indispensável que o vaso tenha furos para drenar a água que a planta não absorve. Vale ressaltar que essa água acumulada, se não drenada, pode acabar apodrecendo as raízes e matando a sua plantinha por excesso de água. Além disso, é necessário fazer uma pequena camada drenante no fundo do vaso, com algumas pedrinhas ou cacos de telha.

Imagem: Blog Casa e Jardim
Imagem: Blog Casa e Jardim

Falta de regas

Não é porque as suculentas são plantas resistentes à seca, que não precisam de nenhuma rega. Óbvio que, toda planta precisa de água como qualquer ser vivo. A falta de irrigação fará seu caule e suas folhas murcharem e secarem, ainda mais se estiverem sob iluminação de luz solar direta.

Suculentas (Reprodução Canva Pro)
Suculentas (Reprodução Canva Pro)

Iluminação incorreta

Cactos e suculentas, em sua maioria, não se adaptam a ambientes internos, mal iluminados ou sem a presença de luz. Cultivá-los dentro de casa, sem ser próximo a entradas de luz, é um manejo errôneo. A iluminação ideal para esse tipo de planta é de 4 horas diárias, gostam de luz direta mas se adaptam a luz indireta.

Viu só, quantos detalhes? Suculentas são plantas simples de cuidar e perfeitas para quem não tem prática alguma com a jardinagem, entretanto, existem regras que tem de ser seguidas a risca. Porém, todos esses manejos são super fáceis de ser feitos, só necessitam de um pouquinho de dedicação ao hobby. Esperamos que esse post contribua positivamente com a sua tarefa.

Avalie este post post

Mostrar mais

Mayara Porto dos Santos

Olá! Sou Mayara Porto e sou graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Cursei o técnico em agroecologia e espero agregar valores qualitativos ao Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo