Jardim

Arnica: aprenda agora mesmo a como plantar e cultivar essa incrível planta medicinal

Salvador, 14 de dezembro de 2022, por Janaina Brito – Você já ouviu falar em plantas medicinais? As plantas medicinais, são componentes caseiros e naturais que contêm diversas propriedades terapêuticas comprovadas, garantindo melhorias significativas ao nosso corpo.

Além disso, muitas dessas plantas já fazem parte de inúmeros remédios da indústria farmacêutica. Entretanto, apesar de possuir uma vasta quantidade de plantinhas utilizadas para esse fim, uma dentre as mais populares é a arnica.

​A arnica é uma planta medicinal da espécie arnica montana e o seu nome científico é devido a sua origem proveniente das montanhas da Europa e da Sibéria. Nessas regiões, a arnica já é utilizada há muitos séculos pelos habitantes como uma planta medicinal para o tratamento da dor e inflamação de diversas condições.

Caso deseje saber mais sobre a arnica, separamos aqui tudo sobre o seu cultivo. Confira agora mesmo e tenha essa poderosa planta medicinal em seu alcance de uma vez por todas.

Arnica (Reprodução: Canva)
Arnica (Reprodução: Canva)

Benefícios da Arnica

Antes de cultivar essa maravilhosa espécie, é muito importante ficar por dentro de todas as suas propriedades e benefícios. De acordo com o site UOL, texto de Daniel Navas, escrito em 09 de agosto de 2022, a arnica é frequentemente utilizada no tratamento de inflamações, contusões, feridas e reumatismo devido ao seu poder anti-inflamatório.

Além disso, alguns estudos envolvendo a osteoartrite, doença caracterizada por um desgaste da cartilagem e alterações ósseas, o uso de uma pomada ou gel de arnica comprovou ser bastante eficaz ao auxiliar no tratamento do problema. Dessa forma, a planta é capaz de melhorar gradativamente a capacidade funcional das mãos, reduzindo assim a rigidez matinal e a dor ocasionadas pela doença.

Os resultados confirmaram que a preparação em gel da planta tem uma eficácia muito similar ao princípio ativo usado em vários medicamentos anti-inflamatórios. Incrível não é mesmo?

Imagem: site UOL
Imagem: site UOL

Como cultivar arnica

Agora que você já conferiu alguns dos benefícios proporcionados pela arnica, o  Portal Atualizei separou especialmente para você tudo sobre o plantio e o cultivo dessa planta. Vamos, então, conferir o passo a passo?

Preparo do solo e plantio

O cultivo da arnica é necessariamente simples; ela não precisa ser cultivada em solo com material orgânico e também não deve receber fertilizantes. Dessa forma, a única medida necessária e essencial é utilizar um substrato de pH neutro e que seja areno-argiloso para dispor de boa drenagem.

Para realizar o plantio é também muito fácil. Primeiro ponha as sementes de forma superficial no solo. Afinal, as mesmas requerem bastante luz solar para germinarem. Em seguida, basta cobrir as sementes com uma camada fina de terra ou areia.

Regas

A arnica não requer regas frequentes. Sendo assim, basta manter o solo úmido em dias mais quentes e interromper a irrigação quando estiver em estações mais frias.

Luminosidade

Para um melhor desenvolvimento da arnica, é imprescindível locais que possuam bastante incidência de luz solar. Dessa forma, dê preferência especialmente a realizar o seu cultivo em um terreno que receba muita luz direta do sol.

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo