Jardim

Guia completo de plantio e cuidados com a lavanda, veja agora

Salvador,6 de dezembro de 2022, por Raíly Fortunato – A Lavandula sp, também conhecida popularmente por lavanda, pertence à família das lamiáceas, oriundas do território euroasiático e africano.

A linda espécie possui folhagens aromáticas das quais são extraídas o seu óleo essencial. Ademais, dispõe de flores espigadas, com coloração azul ou roxa, que também exala um perfume único. Logo, para quem deseja possuir a lavanda perfumando e ornamentando ambiente, é preciso saber as principais dicas de cuidado.

Logo, de modo que você possa possuir a espécie aromática em casa, reunimos para você em nosso artigo o guia completo de cuidados com a lavanda. Portanto, continue nos acompanhando e confira como preparar o substrato da lavanda, plantio em vasos, principais cuidados com a espécie e a melhor técnica de propagação, veja abaixo.

Preparo do substrato

Como a grande maioria das espécies, a lavanda demanda um solo leve, com um bom perfil de drenagem, repleto de conteúdo orgânico. Entretanto, como exclusividade da espécie, a lavanda precisa de um solo de caráter mais alcalino, ou seja, um pH mais elevado, entre 6,5 e 7,5.

Desta maneira, você pode comprar um substrato calcário em floriculturas, ou montar o seu próprio mix. Para isso, misture duas partes de terra vegetal, duas partes de húmus de minhoca para uma parte de casca de ovo triturada ou farinha de ossos, que são dois componentes calcários.

Plantio em vasos

Para conduzir o plantio da lavanda em vasos, adquira um recipiente com 30 a 40 cm de diâmetro e  com furos na base e monte a camada de drenagem. Camada essa, feita partir da utilização de argila expandida ou cacos de telha, cobrindo todo o fundo do recipiente. Para não passar pedriscos e substrato para o fundo do vaso, também aposte em acomodar um pedaço de manta bidim acima dessa camada de drenagem.

Após adicionar o substrato no vaso, adicione a muda da lavanda centralizada no vaso e finalize com o processo de rega. Além disso, para ajudar a preservar a umidade e decorar o vaso, o Portal Atualizei recomenda adicionar pedras seixo como camada de cobertura.

Lavanda (reprodução Canva Pro)
Lavanda (reprodução Canva Pro)

Clima ideal para as lavandas

Para haver um bom desenvolvimento da sua lavanda, é preciso que o clima do local seja correspondente. Assim, por serem oriundas de países do mediterrâneo, a planta precisa de um clima mais amenos, entre os 20 e 30 °C. Entretanto, a espécie também pode tolerar temperaturas mais baixas, desde que estejam devidamente protegidas durante o inverno. Mas, cuidado com a alta umidade, pois, pode favorecer o aparecimento de doenças fúngicas.

Cuidando da lavanda

Após o plantio, mantenha uma rotina básica de cuidados com a lavanda de modo que haja sucesso no crescimento da espécie. Portanto, conforme o WikiHow, é preciso manter as lavandas sob sol pleno, por pelo menos 6 horas diariamente, embora possam tolerar locais semissombreados. Ademais, a planta precisa ter o substrato úmido, porém, sem encharques. Assim, realize a rega frequentemente, se certificando de que a drenagem do vaso esteja adequada.

Imagem Wiki How
Imagem Wiki How

Propagação

A melhor forma de conduzir a propagação da lavanda é por meio do método de estaquia, ou seja, formação de estacas a partir de cortes de ramos fortes da planta. Logo, retire os ramos com cerca de 10 cm de comprimento, removendo as folhas da parte mais inferior, deixando o caule livre para ser enterrado ao solo. E, para o plantio, siga todas as orientações de preparo do substrato e vaso já mencionados anteriormente.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo