Jardim

Rosa-de-pedra; guia de cultivo completo da famosa suculenta

Salvador,  19 de novembro de , por Raíly Fortunato – A Echeveria spp, também conhecida popularmente por suculenta rosa-de-pedra, é uma espécie pertencente à família das crassuláceas, com origem no México. Pertencente ao gênero Echeveria, a espécie possui folhagens com coloração verde, rosada ou acinzentada, que se unem formando uma espécie de roseta, fazendo jus ao seu nome.

Ademais, a suculenta rosa-de-pedra também produz pequenas flores róseas, que também a garante um caráter ornamental. Assim, ideais para compor jardins e vasos, você pode apostá-las na formação do seu projeto paisagístico. Portanto, continue conosco e confira as principais dicas que garantem o pleno desenvolvimento dessa famosa suculenta.

Plantio em vasos

Para realizar o plantio da rosa-de-pedra em vasos, é essencial garantir um recipiente, preferencialmente de barro, pois, ajuda a reter a umidade. Ademais, o vaso de escolha deve possuir furos na base e camada de drenagem que pode ser conduzida com argila expandida. Além disso, para evitar a passagem de pedriscos e substrato para o fundo do recipiente, acrescente um pedaço de manta bidim (geotêxtil).

Para proporcionar uma boa base para as suculentas, o ideal é fazer um substrato leve, com bom perfil de drenagem arenoso e com conteúdo orgânico. Deste modo, faça uma mistura com duas partes de terra vegetal, duas partes de areia, uma parte de vermiculita e uma parte de húmus de minhoca. Após preparar adequadamente o vaso, adicione a muda da suculenta e finalize com a rega.

Rosa-de-pedra (reprodução Canva Pro)
Rosa-de-pedra (reprodução Canva Pro)

Iluminação e irrigação

Conforme Bruna Cezário em 24 de junho de 2021, em colaboração com a revista Casa e Jardim, a suculenta rosa-de-pedra deve ser mantida exclusivamente sob sol pleno. Portanto, encontre um local em sua casa em que a planta possa ficar pelo menos 5 horas por dia em contato com o sol. Quanto ao clima, essa suculenta se adapta bem em praticamente todos os tipos, independentemente da região de plantio.

Imagem Casa e Jardim
Imagem Casa e Jardim

 

Ademais, como as demais suculentas, essa variedade também é resistente à seca. Por possuir a capacidade de armazenamento de água em suas estruturas, as suculentas, no geral, não exigem muita rega. Deste modo, faça o processo de regadura apenas quando o substrato estiver totalmente seco. Entretanto, a rega deve ser abundante e a água deve passar para o fundo do vaso rapidamente, por cerca de 2 segundos. E, por serem plantas de sol, o Portal Atualizei recomenda a adubação mensal com casca de ovo triturada, ou seja, uma fonte mais calcária.

Propagação

Para propagar a rosa-de-pedra é extremamente simples. Assim, retire algumas folhas da planta matriz e deixe-as secando sob um papel até a ferida cicatrizar. Logo, após estiver cicatrizada, faça o plantio da folha seguindo as mesmas orientações de preparo de vaso e substrato já apresentadas nesse artigo. Lembre-se, portanto, de realizar a irrigação do sol após o plantio, com auxilio de um borrifador.

 

 

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo