Jardim

Como plantar a suculenta rosa-de-pedra? Confira o passo a passo

Salvador, 02 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato- Já ouviu falar na formosa suculenta rosa-de-pedra? Nomeada cientificamente por echeveria spp, a plantinha faz parte da família das crassuláceas, originárias na região mexicana. Dispondo de folhagens suculentas com coloração verde, rosada ou acinzentada. Além disso, produzem pequenas flores róseas, que fazem sucesso na decoração de ambientes.

Portanto, nada melhor do que aprender tudo sobre o cultivo da suculenta rosa-de-pedra, decorando vasos e espaços, formando um estilo urban jungle. Continue acompanhando nosso artigo e confira as principais de dicas de plantio e cuidado com a famosa suculenta. Assim, vamos aprender como cultivar essa linda plantinha?

Iluminação e irrigação para a suculenta rosa-de-pedra

A iluminação e irrigação são fatores essenciais que determinam o bom desenvolvimento da sua suculenta rosa-de-pedra. Assim, a plantinha deve ser mantida exclusivamente sob sol pleno, por pelo menos 5 oras diárias. Desta maneira, encontre um bom espaço na sua casa em que haja contato direto com o sol, seja no jardim, próximo às janelas ou em sacadas.

Devido à capacidade de armazenamento de água em suas folhas e flores, as suculentas possuem uma boa resistência à seca, não demandando muita água. Portanto, a regadura deve ser feita apenas quando o solo se apresentar já ressecado. Mas, quando for o período de rega, é preciso irrigar a plantinha bem e a água deve passar para o fundo do vaso rapidamente. Mas, para que isso ocorra, é preciso que o solo tenha uma boa drenagem.

Suculenta rosa-de-pedra (reprodução Canva Pro)
Suculenta rosa-de-pedra (reprodução Canva Pro)

Preparo do substrato e plantio em vasos

Portanto, conforme Bruna Cezário, em 24 de junho de 2021, em colaboração com a revista Casa e Jardim, o substrato deve dispor de um alto poder de drenagem e conteúdo orgânico.  Assim, faça o mix mais comum para as suculentas: duas partes de terra vegetal, uma parte de areia, uma parte de vermiculita e um pouco de húmus de minhoca.

Imagem Casa e Jardim
Imagem Casa e Jardim

 

Para o planto, garanta um recipiente com furos em sua base, de modo a escoar a água resultante da irrigação. Ademais, é preferencial que esse recipiente de escolha seja de barro, pois ajuda a reter a umidade, deixando o substrato mais sequinho, perfeito para a suculenta.

Forre, portanto, o fundo do vaso com uma camada drenante, feita com argila expandida e posteriormente, adicione uma manta bidim. Após o preparo do vaso, adicione o substrato deixando um recudo da borda e adicione a muda da planta, finalizando a cobertura e rega.

Suculenta rosa-de-pedra (reprodução Canva Pro)
Suculenta rosa-de-pedra (reprodução Canva Pro)

Adubação

Embora seja uma planta de baixa manutenção, a suculenta rosa-de-pedra demanda uma rotina de adubação, de modo a proporcionar uma reposição nutricional. Assim, você pode apostar em adubos próprios para suculentas, adquira em casas de jardinagem.

Mas, caso opte pelos orgânicos, você pode recorrer à incorporação de húmus de minhoca ou esterco curtido ao solo. E por serem plantas de sol, o Portal Atualizei recomenda a aplicação de conteúdos calcários, como a casca de ovo triturada ou farinha de ossos, fortificando a planta.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo