Jardim

Flor-de-maio; guia completo de plantio e cuidados com a espécie 

Salvador, 7 de novembro de 2022, por Raíly Fortunato – A Schlumbergera truncata, conhecida por flor-de-maio, é uma espécie com origem na América do Sul, especificamente na Mata Atlântica, pertencente à família das cactáceas. A espécie não possui folhas e seu caule é esverdeado e achatado, semelhantes à folha de cactos. As flores, por sua vez, são vibrantes, grandes, mas delicadas, que se apresentam na coloração rosa, roxa, branca, laranja ou vermelha, atrativa para beija-flores. 

Portanto, de modo a possuir a flor-de-maio em seu jardim, compondo a ornamentação do local, renuímos para você os cuidados essenciais que garantem o pleno desenvolvimento da planta. Logo, continue conosco e confira a iluminação e rega adequados à flor. Não apenas, como preparar o substrato, realizar seu plantio em vasos e o período de floração, veja abaixo. 

Iluminação e rega 

Conforme  Rosana Ferreira, em 04 de janeiro de 2022, em colaboração com a revista Casa e Jardim, a planta tolera luz solar, mas, com pouca intensidade. Desta forma, por ser uma planta epífita, ou seja, por estarem abaixo da copa de árvores em seu habitat, elas vivem melhor em condições de meia sombra. Assim, é ideal manter a planta próxima às janelas ou em sacadas, recebendo iluminação solar apenas nas primeiras horas do dia, ou apenas no final da tarde, em que não há pico de calor. 

Imagem Casa e Jardim
Imagem Casa e Jardim

 

A rega, por sua vez, deve ser controlada, uma vez que se trata de uma espécie pertencente à família dos cactos, o que confere bastante resistência à seca. Logo. Assim, a flor-de-maio pode suportar períodos de seca, exceto seu período de floração. Portanto, recomenda-se molhar o substrato apenas quando esse se apresentar totalmente seco.

Preparo do substrato 

A planta aprecia solos leves, com bom perfil de drenagem, fertilidade e pH entre 5,5 a 6,2. Portanto, você pode realizar um mix utilizando duas partes de terra vegetal, duas partes de casca de pinus para uma parte de húmus de minhoca. Com demandas semelhantes as das orquídeas (igualmente epífitas) você também pode utilizar substrato pronto para orquídeas terrestres.

flor-de-maio (reprodução Canva Pro)
flor-de-maio (reprodução Canva Pro)

Plantio em vasos

Para realizar o plantio da flor-de-maio em vasos, é essencial disponibilizar um recipiente com perfurações em sua base. Ademais, por ter um sistema radicular pequeno, a planta não exige um vaso muito profundo. Ao fundo do vaso, acrescente a camada de drenagem, que pode ser feita a partir da utilização de argila expandida ou pequenas britas de jardim. Posteriormente, adicione o mix de substrato indicado acima, deixando um recuo da borda do vaso. Assim, acomode a muda da flor-de-maio centralizada no vaso, evitando destruir o torrão que já estava ao redor da planta.

Época de floração e adubação 

Como o próprio nome já evidencia, a flor-de-maio possui seu período de floração no período que abrange o outono ou início do inverno, época em que o sol surge com menos luminosidade. Portanto, o desabrochar das flores é induzida por noites mais longas e temperaturas que variam entre os 10 aos 20 °C. Para potencializar seu desenvolvimento e floração, o Portal Atualizei indica a adubação rica em NPK com maiores concentrações de potássio, nas proporções 10-10-30 ou 20-20-50. E a adubação deve ser realizada entre agosto a novembro, dando tempo suficiente á planta para haver a absorção dos nutrientes.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo