Jardim

Chifre-de-veado; guia completo de cuidados com a espécie epífita 

Salvador, 6 de novembro de 2022, por Raíly Fortunato – O Platycerium bifurcatum, também conhecido popularmente por chifre-de-cervo ou chifre-de-veado, é uma espécie originária na Austrália e pertence à família polypodiaceae. A espécie é epífita, extremamente ornamental, com folhagens de base arredondada que nascem verde, mas, que se tornam amarronzadas ao longo do tempo. As folhas “normais”, por sua vez, são mais espessas e firmes, grandes e que sofrem bifurcação, se assemelhando a chifres de veados.  

Portanto, de modo a possuir a espécie compondo seu projeto paisagístico, confira já o guia completo de cuidados com o chifre-de-veado. Logo, continue conosco e confira a iluminação e irrigação adequada para a espécie, escolha do vaso e os demais tratos culturais que garantem o seu pleno desenvolvimento. 

Iluminação e irrigação 

Como já mencionado, o chifre-de-veado é uma espécie epífita, ou seja, em seu habitat, vive embaixo das copas das árvores, recebendo iluminação filtrada. Portanto, é ideal manter a planta em condições de meia-sombra, como em locais próximos às janelas ou em secadas, recebendo luz apenas nas primeiras horas do dia, evitando os picos de calor. Além dos mais, o ambiente precisa ser arejado, evitando locais fechados. Todavia, a planta deve ser protegida dos ventos fortes, uma vez que são sensíveis;  

A espécie também aprecia a umidade, portanto, o substrato deve ser sempre irrigado. Conforme Luana Galani, em 09 e março de 2021, em colaboração com a Gazeta do Povo, é recomendado levar a planta para deixo da torneira. Ou seja, deixar a planta submersa na água e deixar todo o excesso de água escorrer. Assim, o processo pode ser realizado semanalmente. Contudo, caso você opte pelo método tradicional de irrigação, faça a rega deixando o solo sempre úmido, evitando que se torne seco. 

Imagem Gazeta do Povo
Imagem Gazeta do Povo

Vaso ideal para o chifre-de-veado 

Embora possam ser cultivados em vasos plásticos, o chifre-de-veado geralmente não consegue obter um bom crescimento nesse material. Isso ocorre, pois, devido ao seu epifitismo, a planta tem como base a casca das árvores. Assim, você também pode fixá-lo em placas de madeira ou de coco, se aproximando mais do seu habitat.

Entretanto, caso ainda opte por utilizar os vasos, garanta que tenham furos em sua base, para haver o escoamento da água resultante da irrigação. Ademais, para compor o vaso recomenda-se a utilização de substratos ricos em fibra de coco. 

Chifre-de-veado (reprodução Canva Pro)
Chifre-de-veado (reprodução Canva Pro)

Tratos culturais 

Por conferirem caráter rustico e resistente, o chifre-de-veado não demanda muitas exigências. Entretanto, caso a planta não esteja se desenvolvendo como o esperado, o portal Atualizei recomenda a utilização de fertilizantes a base de NPK nas proporções s 10-10-10.

Ainda, caso tenha preferencia por adubos orgânicos, você pode apostar na utilização de húmus de minhoca ou casca de ovo triturada, por exemplo. Além do mais, para eliminar pequenos invasores como cochinilhas ou pulgões, opte por métodos mais naturais, conduzindo uma mistura cm detergente e vinagre.  

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo