Jardim

Confira já as melhores dicas durante o cultivo da bromélia

Salvador. 13 de novembro de 2022, por Raíly Fortunato. Pertencente à grande família das bromeliáceas, a Bromélia é um famoso gênero botânico, que se distribui pelas regiões mais tropicais do continente americano. De uma forma geral, a principal característica desse gênero está em suas flores, que se apresentam em um cálice profundo. Portanto, as bromélias são amplamente requisitadas na ornamentação de jardins, e, algumas dicas podem potencializar o seu desenvolvimento.

Portanto, de modo que você possa apostar na utilização da bromélia em seu projeto paisagístico, confira em nosso conteúdo as principais dicas no cultivo dessa planta. Assim, continue conosco e confira como irrigar corretamente as bromélias, iluminação, a escolha ideal do vaso e fique por dentro da sensibilidade da planta.

Irrigação das bromélias

Por possuírem um mecanismo de armazenamento de água em seus “tanques” ou “copinhos” ou seja, consegue acumular água em sua roseta central, elas não exigem tanta rega. Entretanto, conforme Silvia Montico, em 11 de junho de 2022, e coloração com o site Uol, essa estrutura deve estar sempre cheia d’água.

Esse reservatório é essencial para essa planta, pois, proporciona a decomposição de detritos que caem na roseta, como folhas secas, insetos, fezes de pássaro. Esses, por sua vez, se decompõem formando um adubo nutritivo para a bromélia.

Imagem Uol
Imagem Uol

Iluminação correta

Além disso, por serem espécies epífitas, ou seja, em seu habitat estão acopladas abaixo das copas das árvores, elas apreciam luz filtrada. Por esse motivo, as bromélias devem estar em locais com boa claridade, mas sem iluminação direta, uma vez que o sol pleno pode prejudicar suas estruturas.

Logo, a melhor dica é deixar as bromélias em locais que haja iluminação solar apenas no início da manhã ou final da tarde. Assim, a planta recebe a quantidade ideal para proporcionar seu desenvolvimento, evitando o pico de calor e ficando sombreadas no restante do tempo.

Vaso ideal para a bromélia

Ademais, saber escolher o vaso que sustentará a bromélia também é uma dica importante que garante um melhor desenvolvimento à planta. Assim, recomenda-se a utilização de vasos de barro ou cerâmica, ou qualquer outro material mais pesado que a própria bromélia. Essa recomendação é valida, pois, na maioria das vezes, as bromélias nem sempre crescem retas, provocando quedas constantes que podem machucar a planta.

Bromélia (reprodução Canva Pro)
Bromélia (reprodução Canva Pro)

A bromélia é uma planta sensível?

Apesar de aparentemente ser uma planta de estruturas robustas, a bromélia possui folhas extremamente sensíveis. Isso ocorre, pois, por suas folhas terem caráter absorvente, elas acabam se alimentando mais por essas estruturas.  Assim, o Portal Atualizei recomenda que você evite a aplicação de inseticidas ou fungicidas na bromélia. Deste modo, você pode aplicar uma solução com água, detergente e vinagre, para a remoção dos pequenos invasores, associado à catação manual dessas pragas.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo