Jardim

Conheça a nova tendência do cachepot; veja como trazer mais beleza e charme para o seu jardim

Salvador, 30 de dezembro de 2022, por Janaina Brito – Quer dar um visual novo para as suas plantas de casa ou do jardim e não sabe como fazer? Conheça, então, a nova tendência dos cachepots. O cachepot é uma palavra de origem francesa e significa “vaso de flores”. É isso mesmo, um vaso para um vaso. Esses apetrechos decorativos são como roupas para as plantinhas, de forma que você pode escolher qual melhor combina com o seu ambiente ou com as decorações ao seu redor.

O cachepot foi feito especialmente para esconder ou dar um novo visual para os vasos de uma planta. E com a diversidade de modelos e materiais disponíveis, esse item acaba sendo uma mão na roda para muitos decoradores. Além disso, é possível também fazer esses acessórios com materiais baratos e acessíveis ou até mesmo com itens recicláveis. Para isso, separamos tudo o que você precisa saber sobre os cachepots e finalmente garantir um visual único para os vasos da suas plantas. Vamos conferir?

Cachepot (Reprodução: Canva)
Cachepot (Reprodução: Canva)

Qual a diferença entre vaso e cachepot?

De acordo com a revista Abril, texto de Kym Souza, escrito em 22 de novembro de 2022, os vasos são utilizados especialmente para o plantio e cultivo. Sendo assim, eles recebem materiais como terra, substratos e adubos. Ou seja, tudo que esteja ligado às necessidades da plantinha é encontrado nesses recipientes. Além disso, os vasos possuem furos para auxiliar na drenagem das plantas e costumam ser feitos de materiais como plástico, cerâmica e concreto.

Já o cachepot, não foi feito para que seja realizado o cultivo da planta. Ele serve apenas como uma capa para o vaso e um objeto decorativo, podendo ser encontrado e feito a partir de materiais como vidro, porcelana e até mesmo alguns tecidos.

Além disso, os cachepots auxiliam muito a vida de quem tem plantas dentro de casa. É possível, por exemplo, já que o mesmo não possui furos, evitar que a água da rega escorra para fora dos vasos, e estrague o chão ou móveis.

Imagem: site Abril
Imagem: site Abril

Tipos e modelos de cachepot

O cachepot consegue transformar toda a decoração com simplicidade, beleza e praticidade. Entretanto, sabemos que existem variados tipos e modelos, cada um mais lindo do que o outro, e por isso, pode ser difícil escolher um entre tantos. Para te ajudar com essa indecisão, o site Portal Atualizei separou alguns dos modelos mais populares. Vamos conferir?

Cachepot de madeira

O cachepot de madeira é um dos modelos mais clássicos e utilizados para a decoração. Além de ser versátil e combinar com muitos ambientes, os detalhes em madeira tornam o local ainda mais aconchegante e convidativo para as pessoas. Locais como halls de entrada, decks, varandas, terraços e jardins são perfeitos para o uso desse estilo.

Cachepot de tecido

Quem é fã de produtos feitos à mão e de forma artesanal, vai simplesmente amar esse modelo. Com uma variedade enorme de estampas, o cachepot de tecido é perfeito para quem quer trazer uma variedade de cores e diversos visuais para dentro do lar.

Caso você seja bom de costura, ou conheça alguém para isso, você pode customizar e criar linhas personalizadas que combinem especialmente com você. Entretanto, mantenha esse tipo de modelo dentro de casa, já que o tecido pode estragar com as diversidades climáticas.

Cachepot de palha

O cachepot de palha, diferente dos outros modelos, traz um teor mais rústico ao ambiente ao mesmo tempo em que consegue integrar com diversos estilos decorativos. Eles são perfeitos tanto para o ambiente interno como o externo, e podem ser utilizados ao lado do rack, na sala, ou até mesmo na varanda ao lado de outros modelos de vasos, em diferentes cores e formatos. O segredo para ter diversidade nesse material, é abusar das texturas e formatos para criar muitas combinações.

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo