Foz do Iguaçu, 27 de dezembro de 2022, por Igor Queiroz – Rosa, oriental e cheia de significado. Não atoa, a Sakura – fãs de Naruto vão à loucura -, flor de cerejeira ou, simplesmente, árvore cerejeira, é reconhecida por sua singularidade e representatividade. No Japão, uma rica cultura permeia seu simbolismo. Era, por exemplo, associada à figura do samurai – cuja vida, em semelhança à flor que cai, desprendida de sua fonte, é efêmera.
Nesse norte, muitos amantes da cultura oriental buscam cultivar sua própria árvore cerejeira. Seja para decoração, utilizando-se do rosa marcante e único, ou para toda a representação cultural, cultivar uma cerejeira em casa é o objetivo de muitos brasileiros. Assim sendo, separamos as mais essenciais dicas para que você possa cultivar sua própria cerejeira japonesa. Confira agora!
Árvore cerejeira e suas particularidades
Frutífera, do gênero Cerasus, de origem asiática e amante dos climas temperados, a Sakura divide-se, basicamente, em várias espécies. Em suma, existem algumas cerejeiras conhecidas no Brasil que são da mesma família da singular e rosácea árvore oriental. Dentre elas, citam-se a cereja-do-rio-grande, o jatobá, a amburana e o pêssego-do-mato.
Contudo, a rosa e ornamentada cerejeira japonesa é o alvo principal quando o assunto é paisagismo- afinal de contas, quem não quer uma árvore linda dessas no quintal de casa? Basicamente, a árvore cerejeira pode chegar até 12 metros de altura, crescendo, de forma variável, até 60 cm por ano.
De fato — e de forma característica -, a Sakura perde todas as suas folhas entre maio e junho. Isso faz com que um dos mais lindos e reconhecidos simbolismos seja expresso: a anunciação da primavera, conforme relata Luzara Pinho para o site da UOL, em 22 de março de 2021.
Como plantar a Árvore Cerejeira?
Antes de qualquer coisa, é indispensável ter espaço para cultivar sua própria árvore cerejeira. Além do mais, o clima, necessariamente, deve ser o mais próximo do temperado – frio, com variações de temperatura. Traduzindo para o bom e velho português, dificilmente, no nordeste brasileiro, por exemplo, você conseguirá cultivar sua Sakura, por conta do clima excessivamente quente.
Seja pela muda ou através das sementes, o solo deve ser cuidadosamente preparado antes do plantio. Assim, farinha de osso, adubo animal curtido, fosfato, e demais compostos orgânicos – folhas em decomposição, a exemplo -, serão necessários para enriquecer o solo. Após realizar o plantio, regue diariamente. Todavia, não exagere, regue o suficiente para manter o solo sempre úmido – o exagero em água pode matar sua planta oriental.
Cuidados essenciais com sua cerejeira
Não são muitos os cuidados para que sua Sakura se desenvolva. Basta, portanto, garantir o básico: solo rico em nutrientes, água sem exagero, iluminação adequada e a poda de galhos secos, quando surgirem.
Ainda, como o Portal Atualizei, de fato, se preocupa com os detalhes, separamos alguns pontos para redobrar a atenção. Se, por acaso, o tronco da sua árvore cerejeira estiver muito pegajoso, provavelmente o solo precisa de uma melhor drenagem – fungos e bactérias maléficos podem estar proliferando. Contra as cochonilhas, basta água e sabão. Já contra os pulgões – que aparecem quando há falta de umidade para a plana -, caldo nicotinado ou sabonária podem solucionar o problema.