Jardim

Lágrima-de-cristo: confira tudo sobre a trepadeira preferida da época natalina

Salvador, 22 de dezembro de 2022, por Janaina Brito – O Natal é a época mais esperada durante todo o ano. Essa estação que representa presentes, comidas e a união com a família, também possui um apreço muito forte com enfeites e decorações.

Atualmente, já existem espécies intimamente ligadas a esse momento festivo. Elas renovam jardins e canteiros ao mesmo tempo em que servem como uma alternativa criativa para as decorações natalinas. Dentre as mais diversas plantas utilizadas, a lágrima-de-cristo é,com certeza, uma das favoritas.

A lágrima-de-cristo é uma trepadeira perfeita para compor as decorações de Natal. Ela apresenta folhas de coloração verde-escura e flores vermelhas ornamentadas em cachos e envolvidas por um cálice branco. Esse conjunto de cores carrega fortemente a tradição e o símbolo do espírito natalino, podendo ser utilizado como uma opção alternativa e viva dos enfeites tradicionais.

E então, ficou interessado? Confira mais sobre a espécieágrima-de-cristo no texto abaixo e veja como transbordar o sentimento natalino no seu jardim! Lagrima-de-cristo (Reprodução: Canva)

Lagrima-de-cristo (Reprodução: Canva)

Como cuidar da lágrima-de-cristo

Chega de guardar os enfeites natalinos no armário. Afinal de contas, ninguém mais suporta essa cansativa rotina anual. Para resolver esse problema, você pode optar pelo uso de uma decoração viva e perene com plantas.

Entretanto, cuidar de plantinhas nunca foi uma tarefa muito fácil. Pensando nisso e para não ter erros, o site Portal Atualizei separou tudo o que você precisa saber sobre o cultivo e cuidados dessa planta. Vamos conferir?

Solo ideal

De acordo com uma matéria do site UOL, escrita em 15 de dezembro de 2015, a lágrima-de-cristo precisa ser cultivada em solo bem fértil, a fim de garantir um melhor crescimento e floração da planta.

Para isso, você pode garantir um substrato que seja drenável e rico em matéria orgânica. Ademais, uma outra excelente opção é o cultivo dessa espécie em solos arenosos unificados com composições à base de folhas secas.

Imagem: site UOL
Imagem: site UOL

Adubação

A adubação é um fator muito importante para as plantinhas. É possível adubá-la com adubos orgânicos, como o húmus de minhoca, ou adubos industrializados, melhorando o seu desenvolvimento. Além disso, você pode também utilizar um fertilizante líquido no começo da primavera. Ademais, os melhores fertilizantes para a lágrima de cristo são aqueles ricos em fósforo.

Luminosidade

Apesar de muitos gostarem de decorações natalinas internas, a lágrima-de-cristo infelizmente não pode ser utilizada dessa forma. Isso ocorre, principalmente, devido a espécie precisar de longas horas diretas de luz solar e uma luminosidade intensa para garantir o seu crescimento e florescimento. Por isso, pense bem antes de escolher um local para cultivá-la e dê preferência a jardins e áreas externas.

Rega

A lágrima-de-cristo é uma trepadeira de grande porte e, por isso, requer regas intensas e abundantes. Assim, para que a irrigação seja bem feita, é preciso realizar a verificação do substrato constantemente e regar quando apenas o mesmo estiver seco.

Além disso, para as plantas mais novas ou que foram plantadas recentemente, a irrigação deverá ser um pouco mais frequente. Já no período do inverno, o ideal é diminuir a quantidade de água no solo, pois o clima já deixa a planta mais úmida.

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo