Salvador, 05 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato – Pensando em decorar seu jardim e agregar um estilo tropical ao ambiente? A palmeira-leque pode ser uma ótima opção. A licuala grandis, como é conhecida cientificamente, é pertencente à família das aráceas, com origem na Oceania. Essa espécie chama atenção com suas folhagens grandes e arredondadas que dispõem de uma margem denteada e uma tonalidade verde brilhante.
Portanto, de modo a utilizar a virtuosa planta em seu projeto paisagístico, confira os principais cuidados que garantirão um bom desenvolvimento da espécie. Ademais, compartilhe também nosso conteúdo com quem você conhece e os deixe por dentro de tudo sobre a exuberante palmeira-leque.
Ambientação
A palmeira-leque requer um ambiente característico para proporcionar o seu desenvolvimento. Portanto, conforme Aline Melo, em 03 de maio de 2021, em colaboração com a revista Casa e Jardim, a palmeira-leque demanda um ambiente de meia-sombra. Portanto, seja no ambiente interno ou ornamentando o jardim, posicione a sua planta em um local estratégico. Ademais, a espécie possui uma baixa tolerância ao frio, se adaptando melhor em temperaturas que variam dos 25 aos 27 °C.
Irrigação
Apesar de serem plantas resistentes à seca, é ideal proporcionar uma quantidade adequada de água para suas estruturas. Desta maneira, irrigue 2 a 3 vezes durante a semana, evitando deixar o substrato totalmente seco na próxima regadura. Ademais, borrife água nas folhagens da palmeira-leque, uma vez que são propícias ao ressecamento das pontas. Mas, durante o inverno, você pode diminuir a frequência das regas, de modo a evitar o aparecimento de fungos.
Adubação
E a adubação? Você sabe como conduzir? Para haver uma otimização no desenvolvimento das virtuosas folhagens é preciso criar um cronograma para proporcionar a nutrição da palmeira. Assim, o Portal Atualizei recomenda a aplicação de conteúdo orgânico no verão, duas vezes durante o mês.
O conteúdo, por sua vez, pode ser o húmus de minhoca, a rota de mamona, farinha de ossos ou esterco curtido, por exemplo. Ainda, caso opte pelos fertilizantes químicos, utilize as opções com maiores concentrações de nitrogênio, como 30-10-10, favorecendo o formação das folhas.
Propagação
A propagação por sementes da palmeira leque é o método mais lento, portanto, não é tão recomendado. Deste modo, você pode tanto adquirir mudas da espécie em viveiros, ou fazendo a propagação dos brotos. No segundo método, por sua vez, faça o plantio em um substrato leve e rico em conteúdo orgânico e um vaso com furos e camada drenante.
Decoração e paisagismo
Por fim, existem diversas propostas para dispor a sua palmeira-leque no ambiente, criando desde um estilo mais tropical até um mais moderno. Portanto, a espécie pode ser disposta em jardins e canteiros, formando jardins tropicais, ou cultivada em vasos, que, explorados estrategicamente, podem compor lindos cenários.
Assim, para destacar as folhas verdes da palmeira, opte por um vaso mais claro, como o de porcelanato ou cerâmica branca. Ainda, para dar maior destaque a planta, selecione vasos grandes e compridos, criando um estilo mais moderno.