Horta

Hortelã: método fácil e rápido para cultivar essa erva no quintal de casa, confira

Salvador, 14 de dezembro de 2022, por Janaina Brito – A hortelã é uma das ervas mais versáteis na cozinha. Para o preparo de chás, como tempero nos preparos ou em receitas doces, existem diversas aplicações para suas aromáticas folhas. Assim, por que não cultivar essa plantinha em casa e tê-la sempre disponível quando necessário? Sua manutenção é mais simples do que se imagina!

Além disso, a erva também é considerada uma planta medicinal e possui diversos benefícios para a saúde do organismo. Então, nada mais prático do que acrescentá-la à sua horta e aproveitar todas as vantagens de seu consumo. Veja abaixo como cultivar hortelã de maneira rápida através de um guia descomplicado e aprenda dicas para mantê-la sempre produtiva no seu quintal.

Hortelã (Reprodução Canva)Hortelã (Reprodução Canva)

Passo a passo para cultivar hortelã

A principal forma de propagação da hortelã é através de estacas, em qualquer período do ano. Você pode escolher a variedade que preferir, já que o cultivo é muito semelhante para todas. Desse modo, um método muito simples de começar a cultivar é colocar os ramos recém-cortados em um copo com água para que as raízes se desenvolvam mais rapidamente. Em seguida, faça o enraizamento no local definitivo, que pode ser direto na terra do quintal ou em vasos.

Se você optar por essa última opção, escolha um recipiente largo e com furos no fundo, visto que as raízes pouco profundas costumam se expandir, e invista em uma camada de drenagem no fundo do vaso. Outrossim, o solo deve ser bem drenado e fértil, de preferência rico em matéria orgânica. Para isso, invista em adubos orgânicos, misturando-o ao substrato.

Cuidados

A hortelã é uma planta resistente e que demanda poucos cuidados, ou seja, perfeita se você está começando a cultivar uma hortinha. Essa erva precisa de iluminação abundante para produzir, no mínimo 5 horas diárias, contanto que não fique muito tempo exposta a luz solar direta. Ademais, ela tolera uma gama de variações de temperatura, porém, cresce mais rápido em regiões quentes a temperadas.

Quanto às regas, mantenha o solo sempre úmido. Regue no início da manhã ou final da tarde, e duas vezes ao dia quando estiver mais quente durante a fase de crescimento. Mas, evite encharcar a terra. Por fim, adube mensalmente durante o início do seu desenvolvimento ou troque o substrato.

Quando ocorre a colheita?

A hortelã consegue produzir por vários anos e a primeira colheita já pode ser feita entre 20 a 40 dias após o início do cultivo. Lembre-se de retirar as folhas mais bonitas, deixando o ramo principal íntegro para que a produção continue. Agora que você já sabe como plantar essa erva, o Portal Atualizei te mostra os principais benefícios que ela pode trazer para a sua vida.

Benefícios da hortelã

As diferentes variedades de hortelã possuem nutrientes e compostos bioativos importantes para a saúde. A erva é uma fonte poderosa de vitamina A e minerais como ferro e manganês, além de ser riquíssima em antioxidantes que combatem o estresse oxidativo ao qual as células e tecidos do corpo estão sujeitos.

Assim, de acordo com a redação do site UOL, em 11 de agosto de 2022, suas folhas são capazes de melhorar distúrbios no trato digestivo e também possuem propriedades anti-inflamatórias.

Por isso, a hortelã também atua aliviando cólicas e outras dores graças a sua refrescante ação calmante e analgésica. Ademais, ajuda a combater os sintomas de gripes e resfriados por ser um ótimo descongestionante, além de aumentar a disposição.

Sua principal forma de consumo é por meio de chás. Mas, você também pode aproveitar seus benefícios inalando infusões da erva ou seus óleos essenciais, assim como aplicando direto na pele.

Imagem UOL
Imagem UOL

Quer aproveitar todas essas vantagens? Comece a cultivar um pezinho de hortelã em casa e tenha essa maravilhosa erva sempre à mão, seja para aliviar aquela dor de cabeça ou apenas para dar mais sabor a uma deliciosa limonada. E o melhor: sem precisar dedicar tanto tempo para um cultivo tão simples.

Avalie este post post

Mostrar mais

Janaina Brito de Pinho

Nascida e criada em Salvador, Bahia. Técnica em química e, atualmente, estudante de medicina. Apaixonada por animais, livros e todo tipo de conhecimento. Hoje, faço parte do time de redatores do Diário SP. Contato para sugestões: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo