Foz do Iguaçu, 08 de janeiro de 2023, por Igor Queiroz – Molhos deliciosos, salada colorida, saúde. Nada melhor do que um tomate italiano orgânico cheio de sabor e saúde. Decerto, a noção da influência do estilo de vida sobre a longevidade e, também, sobre a qualidade de vida, cada vez mais ganha o senso comum dos brasileiros. Assim, mudanças que visam promover saúde e reduzir as atitudes e os pensamentos sedentários se tornam cada vez mais comuns.
Um exemplo dessas práticas é a criação de uma horta caseira. E, além de saúde, o sabor e a qualidade dos alimentos importam. Por isso, é uma excelente opção para cultivo. Cheio de sabor, versátil. Rico em nutrientes, sua salada e seus molhos certamente irão colaborar para mais anos de vida, sobretudo com muita qualidade.
Tomate Italiano, o que é?
Antes de qualquer coisa, saiba que o tomate é uma fruta, e não um legume, conforme afirma recente publicação no site da UOL. Todavia, sendo fruta ou legume, o fato é que o tomate italiano é uma verdadeira fonte de sabor e saúde. Mas, o que, de fato, é o tomate italiano?
O tomate italiano é caracterizado, em suma, por possuir poucas sementes, um formato mais cônico, maior concentração de nutrientes em sua polpa e menor acidez do que os demais tipos de tomate – essa é uma das diferenças entre o tomate rasteiro e o tomate italiano. Por tais características, o tomate italiano é uma escolha ideal para molhos, saladas, geleias, purês, sucos e doces – principalmente por ter uma polpa mais concentrada, o que confere mais sabor.
Características gerais do tomate italiano
Nativo das Américas, essa fruta – e não legume, acostume-se com essa triste e desoladora verdade – gosta dos climas secos e não se adapta bem ao frio. Basicamente, em condições favoráveis, ou seja, clima seco, pode durar mais de um ano. É, de fato, uma espécie que necessita de bastante atenção.
Assim, por mais que seja um tomate extremamente nutritivo e com infinitas aplicações, exige cuidados periódicos. Portanto, saiba que não é uma espécie fácil para manejar. Mas nada que seja extremamente difícil.
Um fato interessante sobre esse tipo de tomate é sua aplicabilidade aos molhos. Isso porque, em geral, a frutificação dura cerca de 5 meses. Isso fornece uma concentração e um sabor muito singular, diferente e único.
Como plantar em sua horta?
Em geral, o plantio é bem fácil, comum, e pode ser realizado a qualquer momento do ano. Usam-se mudas ou sementes. No inverno, em especial, telas, caixas plásticas, estufas e garrafas podem ser úteis para proteção. Assim sendo, basta fazer o que faria com qualquer outro tomate: semente ou muda no solo bem tratado, água e substrato.
Quanto à agua, regue diariamente, mas somente o necessário – basta não encharcar. O solo necessita ter uma boa drenagem. Se for plantado em vasos, este deve ter furos no fundo. Conforme forem crescendo, algum suporte será necessário, já que os frutos envergam o caule.
Cuidados essenciais
Os fungos, em especial, são as maiores ameaças. Assim, em qualquer loja agro, procure por antifúngicos mais adequados à fruta conforme sua região. Por fim, basta ter bastante paciência para poder desfrutar do seu tomate italiano. O Portal Atualizei, deseja um ótimo plantio para você!