Horta

Alho-poró em vasos; não perca esse guia completo de plantio da hortaliça, confira

Salvador, 25 de dezembro de 2022, por Raíly Fortunato – O alho-poró, de nome cientifico allium ampeloprasum, é uma hortaliça que pertence à família das aliáceas, assim como o alho e a cebola, oriunda da Europa. A planta herbácea dispõe de folhagens longas, largas e verdes, com talo branco requisitado para consumo. Portanto, você pode adquirir o alho-poró facilmente em casa, seguindo as melhores dicas de plantio em vasos.

Desta maneira, reunimos para você em nosso artigo o guia completo de como plantar o alho-poró em vasos, obtendo um plantio e colheita de sucesso da hortaliça. Logo, continue nos acompanhando e confira como preparar o vaso, plantio do alho poró, principais cuidados com o cultivar e a colheita. Veja abaixo.

Alho-poró (reprodução Canva Pro)
Alho-poró (reprodução Canva Pro)

Preparo do vaso

O plantio de hortaliças em vaso é a solução para quem mora em casas que não dispõem de quintais, ou em apartamentos. Assim, tanto o vaso quanto a jardineira precisam ter pelo menos 25 cm de profundidade e furos na base, de modo que haja escoamento da água resultante do processo de irrigação.

Ademais, monte também a camada de drenagem, com a utilização de argila expandida, pequenas britas de jardim e cacos de telha. Ainda, para evitar a passagem de pedriscos e substrato para o fundo do vaso, acrescente um pedaço de manta bidim. A partir desse conjunto de estratégias você permitirá um melhor desenvolvimento da hortaliça.

Plantio do alho-poró

Após o preparo do vaso, é hora de pôr a mão na massa e realizar o processo de semeadura. Para compor o vaso, é preciso ter um solo fértil, leve, com bom perfil de drenagem, pH entre 6,0 e 6,8, além de conteúdo orgânico. Desta maneira, o Portal Atualizei recomenda o preparo de um mix contendo duas partes de terra vegetal, duas partes de húmus de minhoca, para uma parte de areia média de construção.

Alho-poró (reprodução Canva Pro)
Alho-poró (reprodução Canva Pro)

 

A semeadura, por sua vez, deve ser feita em covas com 1 cm de profundidade, cobrindo cuidadosamente as sementes com o restante do substrato. Entretanto, caso opte por plantar primeiramente em sementeiras, o transplante deve ser feito quando as mudas estiverem, em média, com 15 cm de altura.

Cuidando do alho-poró em vasos

Para haver um desenvolvimento saudável do alho-poró é imprescindível manter uma rotina de cuidados com o cultivar. Desta maneira, a região de plantio deve ter temperaturas que variem dos 13 aos 24 °C, entretanto, também podem resistir a temperaturas menores.

Ademais, conforme o site Petz, em 18 de julho de 2022, o alho-poró necessita de iluminação direta e plena do sol, logo, mantenha o vaso em locais estratégicos da casa. Ainda, a rega precisa ser regular, deixando o solo sempre úmido, porém, com bastante cuidado, de modo a evitar o encharque do substrato.

Imagem Petz
Imagem Petz

Colheita

A colheita do alho-poró geralmente ocorre entre 120 a 150 dias após o processo de semeadura. Assim, para confirmar se está na época certa de colheita, é preciso observar o talo da hortaliça, pois quando esse atingir cerca de 4 cm, estará ideal para ser colhido.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo