Horta

3 erros ao cultivar tomate; confira já as melhores dicas para solucioná-los 

Salvador, 2 de novembro de 2022, por Raíly Fortunato – O Solanum lycopersicum, também conhecido popularmente por tomate, é o fruto do tomateiro, pertencente à família das solanáceas. Com origem na América Central e do Sul, o fruto é uma das espécies hortícolas mais cultivadas em todo o mundo, devido a sua versatilidade na culinária. Entretanto, existem alguns erros comuns durante o plantio do tomateiro que comprometem o desenvolvimento adequado do fruto. Assim, é hora de descobrir os principais erros ao cultivar tomate. 

Deste modo, reunimos para você em nosso conteúdo os 4 principais erros ao cultivar tomate que atrapalham o crescimento saudável da hortaliça. Logo, compartilhe nossa matéria com quem você conhece e os deixe por dentro das melhores soluções.

1. Ignorar as variedades de tomate 

Um dos erros principais que os jardineiros cometem durante o cultivo do fruto é classificar os tomates como uma única variedade. Embora hajam semelhanças, existe uma ampla variedade de tomates, com necessidades fisiológicas diferentes, como a iluminação, rega e manejo, por exemplo. Logo, ao generalizar, pode haver uma interferência no desenvolvimento e frutificação, uma vez que cada espécie possui sua própria demanda.  

Em exemplo disso, o tomate-cereja não demanda muito espaço para seu desenvolvimento, em contrapartida, o italiano já exige um espaço maior no canteiro. Deste modo, é ideal conhecer as variedades do fruto, escolher o que mais se adéquam em sua região e atender as demandas específicas do tipo escolhido. 

Erros ao cultivar tomate (reprodução Canva Pro)
Erros ao cultivar tomate (reprodução Canva Pro)

2. Preparar incorretamente o substrato 

Outro erro comum é preparar incorretamente o substrato dos tomates. Solos ácidos, compactados, com baixo perfil de drenagem e um déficit de aporte orgânico lentifica o processo de crescimento da planta ou, até mesmo, a própria germinação.

Logo, para promover um bom desenvolvimento à espécie hortícola, garanta que o substrato possua um pH mais elevado, entre 6,2 e 6,8. Conforme João Mathias, em 13 de dezembro de 2013, em colaboração com o site Globo Rural, o solo também precisa ser bem drenado e profundo. 

Imagem Globo Rural
Imagem Globo Rural

 

Ademais, acrescente  componentes que confiram leveza e boa drenagem, como a fibra de coco ou a vermiculita. Além disso, para proporcionar o aporte orgânico essencial ao tomateiro, o Portal Atualizei indica adubos como o húmus ou o esterco curtido, caso opte por fertilizante inorgânico, utilize as opções a base de NPK. 

3. Irrigação e iluminação inadequados 

Por fim, o último item da lista de erros ao cultivar tomate é precarizar os cuidados com o tomateiro, errando nas proporções, tanto de irrigação quanto de iluminação. Logo, embora a maioria dos tomates goste de sol pleno e direto, o excesso e picos de calor podem prejudicar a planta e os frutos. Desta maneira, o mais indicado é dispor o canteiro que estão  os tomateiros em ambientes semi-sombreados. Assim, o tomateiro recebe a iluminação necessária, embora haja um período sombreado.

Na irrigação, a maioria dos cultivos necessita de uma irrigação regular, entretanto, o excesso de água em um substrato com um preparo inadequado pode encharcar  a planta. Assim, garanta que o substrato tenha uma boa drenagem e irrigue o seu cultivo de tomate, deixando o solo sempre úmido. 

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo