Horta

Tagete: saiba como cultivar a espécie amiga da horta

Salvador, 11 de dezembro de 2022, por Raíly Fortunato – A Tagetes patula, também conhecida popularmente por cravo-de-defunto ou tagete-anã, é uma espécie oriundas da família das asteráceas, originárias da América do Norte. A famosa espécie dispõe de flores amarelas, laranjas, vermelha-alaranjada, de floração abundante e aroma característico. Conhecida como amiga da horta, a tagete, é, portanto, cultivada conjuntamente com outras espécies no canteiro.

Desta maneira, reunimos para você em nosso conteúdo o guia completo e eficaz de cultivar a tagete-anã na horta com suas outras plantas. Logo, continue conosco e confira a importância dessa espécie, como fazer o seu plantio, iluminação, irrigação e os demais cuidados com a grande companheira.

Tagete-anã; a amiga das plantas

Como mencionado anteriormente, a tagete-anã tem ganhado sua fama ao trazer benefícios aos outros cultivares que compõem a horta. Assim, a espécie é considerada a protetora das plantas. Isso ocorre, pois, a tagete consegue produzir secreções naturais em seu sistema radicular que atuam repelindo ou matando nematoides de caráter fitoparasítico.

Esses nematoides, por sua vez, são encontrados no solo e podem se alimentar das raízes das plantas, levando-as à morte. Por essa razão, as tagetes são consideradas grandes companheiras das plantinhas na horta e, portanto, você deve optar por cultivá-las com as demais espécies.

Tagete-anã (reprodução Canva Pro)
Tagete-anã (reprodução Canva Pro)

Como plantar a tagete-anã na horta?

O primeiro passo é deixar o ambiente favorável para o plantio. Logo, cave um buraco no solo com aproximadamente 15 cm caso plante as mudas, ou 0,5 para sementes. Ainda, remova os torrões e pedriscos, deixando o solo mais adequado para o plantio. Para deixar o solo mais nutritivo, faça uma mistura com terra vegetal e húmus de minhoca, em proporções iguais, e incorpore-o ao solo do local.

Conforme o site Wiki How, o plantio da tagete é geralmente efetuado através do processo de semeadura. Assim, a semeadura pode ser feita tanto já no local definitivo de plantio quanto em sementeiras. No caso do segundo método, preencha a sementeira com o substrato supracitado e faça a semeadura a 15 cm de profundidade, cobrindo delicadamente com o restante do substrato. Assim, após as mudas atingirem por volta de 10 cm de altura, já poderá ser transplantada para seu local definitivo de plantio.

Imagem Wiki How
Imagem Wiki How

Iluminação e irrigação

Para promover um crescimento adequado da companheira das plantas, o Portal Atualizei recomenda  que o local de plantio tenha contato pleno e direto com o sol, por algumas horas diariamente. Já a irrigação deve ser constante, deixando o solo sempre úmido, entretanto, tendo cuidado para não provocar o encharque.

Quando adultas, a espécie pode tolerar um curto período de seca, apesar de ter o auge do seu desenvolvimento em condições adequadas de regadura.

Tagete-anã (reprodução Canva Pro)
Tagete-anã (reprodução Canva Pro)

Floração da tagete-anã

Em regiões em que não há extremos de temperatura, a tagete-anã tende a florescer em qualquer época do ano, pois são anuais e apreciam climas mais amenos e constantes. Em contrapartida, em regiões nas quais o inverno é mais rigoroso, com temperaturas menores, a planta desabrocha suas flores durante o verão até o final do outono.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo