Jardim

Orquídeas em vasos de plástico: veja como cultivar e cuidar dessa planta queridinha das donas de casa

Foz do Iguaçu, 8 de dezembro de 2022, por Igor Queiroz – Delicadeza, elegância, charme, leveza, beleza, ou qualquer outro sinônimo, evidenciam a singularidade das orquídeas. Antigamente utilizadas em porções curativas e afrodisíacas, é, também, desde muito tempo, artefato decorativo cheio de significância. Não obstante, os chineses, em suas festas de primavera, utilizam-nas como símbolo da fertilidade.

De fato, essas plantas cheias de cor e vida ganham, cada vez mais, adeptos apaixonados por suas características. Afinal, quem não quer ter em sua casa ou ambiente de trabalho todo esse garbo que tais flores geram ao ambiente? Pensando nisso, separamos as melhores dicas para você. Portanto, aprenda agora a como plantar e manejar orquídeas em vasos de plástico e deixar seus ambientes únicos.

Um pouco sobre as orquídeas

Não aleatoriamente, as orquídeas fascinam as populações humanas por milhares de anos. De Confúcio e a filosofia chinesa a Teofrasto e o classicismo greco-romano, as elegantes flores estão presentes em diversas culturas, possuindo, assim, particulares significâncias e aplicações.

Dessa forma, como afirma Stephanie Calazans, em 24 de estembro de 2021 para o site da UOL, quando se aprende a manejar corretamente, o cultivo de orquídeas é extremamente prazeroso e recompensador. Assim sendo, para deixar seus ambientes únicos, nada melhor do que uma bela flor colorida e singela.

orquídeas (Reprodução Canva Pro)
orquídeas (Reprodução Uol)

Orquídeas em vasos de plástico

Decerto, para cultivar orquídeas você só precisa de vontade e disposição. Isto porque a planta não exige nada muito complexo. Caso prefira, pode adquirir uma orquídea em alguma floricultura e apenas manter os cuidados necessários.

Contudo, para quem deseja cultivar do zero e não comprar uma planta já bem estabelecida, o tempo necessário para o florescimento da flor pode ludibriar algumas pessoas. De fato, o processo é um pouco lento. No entanto, veja como uma forma de aprender a ter mais paciência, já que tudo tem o seu tempo certo.

Detalhes quanto às orquídeas

Em essência, existem milhares de espécies. Assim, para cultivar orquídeas você deve escolher uma variedade comum à sua região. Certamente, em qualquer floricultura da sua cidade tal explanação pode ser facilmente resolvida.

Ainda, as orquídeas gostam de ficar em ambientes iluminados. Porém, nada de exposições demasiadas. Portanto, um local de iluminação indireta, como uma varanda ou janela, por exemplo, em que há exposição solar controlada, é o melhor local para deixar suas orquídeas.

orquídeas (Reprodução Canva Pro)
orquídeas (Reprodução Canva Pro)

 

Ainda, as plantas precisam de um substrato adequado e adubação correta. Nada complexo. Em suma, cascas de coco, misturas de cascas de pinus com carvão e musgo seco são ótimas opções para manter saudável o solo. Inicialmente, a adubação a cada quinze dias é uma das exigências das belas flores. Seja ele químico ou orgânico. Noutro norte, após o florescimento, os intervalos passam a ser mensais.

Posso plantar ou cultivar em vasos de plástico?

Claro que sim. Como supracitado, as orquídeas não existem tantos detalhes assim para o cultivo. Todavia, o vaso de plástico deve ser pequeno, profundo e ter um mínimo espaço de dois dedos, aproximadamente. Os vasos grandes não são indicados, já que favorecem a perca da umidade do solo. Ainda, o vaso deve conter alguns furinhos no fundo para drenagem do excesso de água – que também é prejudicial.

Por fim, com o desenvolvimento da sua orquídea, alguns materiais, como fitas, linhas ou hastes, podem ser necessários para mantê-las de pé. Por fim, basta colocar todas essas dicas essenciais em prática. O assunto de hoje, no Portal Atualizei, tem por objetivo impulsionar sua curiosidade e levá-lo a viver experiências novas, benéficas, seguras e cheias de aprendizagem.

Avalie este post post

Mostrar mais

Igor Queiroz Franco

Acadêmico de medicina, designer gráfico e redator.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo