Horta

Atenção: confira as plantas tóxicas para os pets

São Paulo, 11 de novembro de 2022, por Letícia Shinzato Paes – Se você tem um pet, seja ele um cachorro ou um gato, se atentar aos seus cuidados é mais do que necessário. Por exemplo, você sabia que existem muitas plantas tóxicas para os pets?

A falta de informação e, até mesmo, do cuidado em relação ao tema podem trazer enormes consequências para a saúde dos seus animais. Desse modo, por meio deste artigo, daremos todas as informações sobre algumas plantas tóxicas para os pets.

Abaixo, você poderá demonstrar algumas dessas espécies que são cultivadas na maioria das regiões do Brasil. Não perca mais tempo e confira quais são elas.

Azaleia

Muitos tutores de animais não sabem, mas a azaleia é completamente tóxica para os pets. De modo que se a ingestão de caules, folhas ou flores acontecer, será necessário levar o seu animal de estimação diretamente para o veterinário.

Entre os efeitos mais comuns estão a náusea, dor abdominal e a dificuldade de respirar. Sendo assim, não deixe de manter essa planta bem longe dos seus pets, combinado?

Narciso

A planta da espécie narciso também pode causar graves problemas para o seu pet. Isso devido ao fato de que, se ingerida em abundância, conforme compartilhado pela redação da Abril, no dia 3 de agosto de 2022, pode causar vômitos, diarreia, casos de aperto, tremores e distúrbios do ritmo cardíaco.

O efeito tóxico pode ser explicado por conta do seu bulbo. Afinal, este, é completamente tóxico se ingerido por cachorros e, também, gatinhos.

Reportagem sobre as flores que são tóxicas - Foto: Reprodução site Abril
Reportagem sobre as flores que são tóxicas – Foto: Reprodução site Abril

Hortênsia

A hortênsia, para a surpresa de muitos, também é considerada tóxica para os pets. Isso devido ao fato de que essa planta conta com cianeto em sua composição, substância completamente letal para gatos e cachorros.

Sendo assim, se você possui pets em sua casa ou apartamento, mantenha o seu vaso se hortênsia em um local seguro e longe do alcance dos animais. Assim, você estará evitando problemas que podem surgir caso eles comam uma parte da planta em questão. Dentre os efeitos tóxicos da ingestão dessa planta, estão o vômito, diarreia e a letargia.

 (Foto: Reprodução Canva)
(Foto: Reprodução Canva)

Clematite

Assim como nós humanos, a clematite também causa grandes consequências aos animais. De modo que, não cultivar essa planta em sua casa, caso você tenha cachorros, é o mais recomendado.

Sua toxina chamada anemonina prejudica os animais causando náuseas e salivação excessiva. Vale destacar que, diante do seu sabor amargo, eles, geralmente, se mantêm longe da planta. Contudo, a nossa recomendação é que você não arrisque.

Além disso, não deixe de ficar por dentro das demais matérias e dicas aqui doPortal Atualizei. Você ficará surpreendido com o tanto de conhecimento que poderá obter por meio das nossas matérias.

Avalie este post post

Mostrar mais

Leticia Shinzato Paes

Nascida e criada em São Paulo, capital. Atualmente, trabalha como redatora do caderno do grupo 'Prime'. Nas horas vagas é amante dos livros e de uma boa música. Apaixonada pelos animais e pelas diferentes culturas que existem no mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo