Jardim

Como fazer o replantio corretamente? Aprenda a fazer isso sem agredir tanto as suas plantas

Salvador, em 20 de dezembro de 2022, por Mayara Porto. – As plantas de vasos podem ficar nos seus potes por anos sem precisarem de um transplante, mas, chega uma hora que ela começa a dar sinais de que precisa de uma mudança. Mudas compradas em vasos demasiadamente pequenos, também precisam de um replantio logo, pois o pote mínimo e o pouco substrato não vão supri-la por muito tempo.

Se você é jardineiro iniciante, talvez ainda não tenha passado por muitas experiencia de transplante. Então, saiba que esse não é um procedimento que pode ser feito de qualquer modo. A planta já irá sofrer com a mudança, portanto existem técnicas e dicas que minimizam as chances de matá-la. Continue a leitura e aprenda as melhores dicas sobre o replantio de espécies vegetais! Veja abaixo:

Como saber se o replantio é necessário

O replante é necessário para garantir boas condições de vida contínuas às suas plantinhas. Ele pode precisar ser feito em função do esgotamento de nutrientes, pela falta de espaço ou substrato com ação saturada.

Replantio (Reprodução Canva Pro)
Replantio (Reprodução Canva Pro)

 

Segundo contribuição de Terri Williams, em 25 de novembro de 2022, para o Blog Casa Vogue, o principal sinal de que a planta está pronta para o transplante são as raízes visíveis no topo do solo ou através dos orifícios do vaso. Outros sinais são a deformação e o rompimento do vaso, além do desenvolvimento muito lento da planta. 

Imagem: Casa Vogue
Imagem: Casa Vogue

Como fazer o replantio

Antes de começar o replantio, é preciso escolher o local de destino da planta. Escolha um lugar que supra todas as necessidades da sua planta, para não ser necessário repetir essa mudança tão cedo. Não escolha um vaso do mesmo tamanho ou menor. Assim, o Portal Atualizei recomenda um vaso com no mínimo 5 cm a mais de largura e altura. 

Transplante (Reprodução Canva Pro)
Transplante (Reprodução Canva Pro)

Pré-transplante 

Observe a saúde da sua planta; ela precisa estar saudável para passar pela mudança. Ainda que o replantio seja uma ação que a beneficiará, pode causar alguns desgastes, então, se estiver fragilizada, o replante poderá ocasionar na perda da planta. No dia anterior, faça uma rega mais abundante na planta para facilitar o processo.

Replante (Reprodução Canva Pro)
Replante (Reprodução Canva Pro)

Replante

É hora de colocar a mão na massa. Com cuidado, aperte as laterais do vaso para amolecer o torrão ou insira uma pequena pá nas laterais para ir soltando a planta. Segure firme na planta e, com cautela, retire-a do vaso.

Faça a retirada de algumas raízes mais escuras e, a depender da saúde da planta, desfaça o torrão completamente. Não se assuste caso algumas das raízes quebrem sozinhas, pois isto é normal. Reserve a planta enquanto monta sua nova casa. 

Replante (Reprodução Canva Pro)
Replante (Reprodução Canva Pro)

 

Em seguida, no novo vaso, monte uma camada de drenagem com brita, argila expandida ou cascalho e cubra com tnt ou manta geotêxtil. Depois, adicione o substrato novo e adubado. Contudo, a sua composição dependerá da espécie que você está cultivando. Faça um buraco no solo e adicione a sua planta, cobrindo com terra em excesso. Regue-a e mantenha a planta transplantada na sombra por 1 semana, até ela se estabelecer completamente e não ter mais riscos. 

Lembre-se que a planta pós-replantio está fragilizada e precisa de toda a sua atenção. Nunca faça poda de folhagem e replantio simultaneamente. Pois, isso é muita agressão a plantinha. Vá sempre lentamente e espere que ela se estabeleça antes de iniciar outro processo.

Avalie este post post

Mostrar mais

Mayara Porto dos Santos

Olá! Sou Mayara Porto e sou graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Cursei o técnico em agroecologia e espero agregar valores qualitativos ao Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo