Horta

Babosa; confira os benefícios e como plantar a queridinha do momento

Salvador, 27 de dezembro de 2022, por Mayara Porto. – A aloe vera, conhecida popularmente como babosa, é uma espécie de origem africana, pertencente à família das aspodaláceas. Extremamente versátil e popular, a babosa dispõe de folhagens verde-azuladas, que se unem em roseta, e são carnosas devido à seiva em seu interior. Conhecida pelos seus múltiplos benefícios e utilidades, a espécie é, portanto, altamente requisitada para plantio em vasos.

Desta maneira, reunimos para você, em nosso artigo, o guia completo para conduzir o plantio da babosa em vasos, de maneira simplificada. Assim, continue a leitura do material e confira os principais benefícios da babosa, tudo o que é necessário para seu cultivo, além dos cuidados básicos com a planta. Veja abaixo.

Benefícios da babosa

Por que a babosa é tão desejada? É hora de descobrir porque a famosa plantinha é tão requisitada nos jardins dos jardineiros de plantão. Conforme Nathalie Ayres, em 18 de junho de 2021, em colaboração com o site Uol, a babosa proporciona inúmeros benefícios para os fios capilares, além de ser rica em nutrientes. Nesse aspecto, a seiva da babosa, ou seja, o seu gel, é geralmente utilizada como um potente hidrante capilar e corporal, uma vez que é rica em mucilagens que proporcionam a retenção de água nos fios e na derme.

Imagem: Uol
Imagem: Uol

 

Ademais, a babosa também é conhecida por dispor de substâncias antifúngicas e anti-inflamatórias que ajudam a eliminar a caspa do couro cabeludo. . Para além de efeitos cosmetológicos, a babosa também é rica em aloína e barbaloína, que auxiliam contra a prisão de ventre. Dessa maneira, não perca tempo e confira todo sore o cultivo em vasos da aloe vera, tendo-a sempre à sua disposição.

Gel de babosa (Reprodução Canva Pro)
Gel de babosa (Reprodução Canva Pro)

Plantar a babosa em vasos

Para conduzir o plantio da planta em vasos, busque um recipiente com furos em sua base, para haver o escoamento da água da irrigação. Além disso, forre todo o fundo do vaso com a camada drenante feita a partir de argila expandida e britas de jardim. Quanto ao substrato, garanta à babosa uma base leve, com um alto poder drenante, boa fertilidade e aporte nutricional. Logo, faça uma mistura com uma parte de areia, uma parte de terra vegetal e uma parte de húmus de minhoca.

Babosa em vasos (Reprodução Canva Pro)
Babosa em vasos (Reprodução Canva Pro)

 

O plantio pode ser feito tanto por mudas quanto pela utilização de folhas. No primeiro método, tenha uma planta adulta saudável para a remoção do broto. Assim, faça um corte saudável do broto, que possua um raiz firme e faça imediatamente o plantio no vaso. A utilização da folha é ainda mais simples.

Babosa (Reprodução Canva Pro)
Babosa (Reprodução Canva Pro)

 

Logo, basta apenas ter uma folha da planta com pleo menos 8 cm de comprimento. Corte, portanto, a folha em alguns pedaços com o auxílio de uma tesoura e faça covas acomodando as folhas verticalmente nos buracos. Entretanto, não as cubra completamente com o substrato, apenas aperte o solo ao redor, de modo a mantê-las mais firmes.

Manejos

Embora demande pouca manutenção, é preciso, sim, realizar uma básica rotina de cuidados com a babosa. Assim, primeiramente, atente-se em colocar o vaso em locais com exposição plena e direta do sol. Ademais, o Portal Atualizei recomenda uma rega controlada, uma vez que a planta não tolera solos encharcados. Outra dica indispensável é ter atenção com o processo de transplante da muda. Assim, para haver sucesso ao mudar a sua planta, prive-a de água durante três dias após o transplante.

Avalie este post post

Mostrar mais

Mayara Porto dos Santos

Olá! Sou Mayara Porto e sou graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia. Cursei o técnico em agroecologia e espero agregar valores qualitativos ao Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo