Jardim

Como plantar a copo-de-leite em vasos? Confira o passo a passo

Salvador, 08 de janeiro de 2023, por Raíly Fortunato –  A zantedeschia aethiopica, conhecida amplamente por copo-de-leite, é uma famosa flor perene que faz parte da família das aráceas. Com sua origem firmada na África, a espécie é uma excelente flor de corte, uma vez que carrega um caráter extremamente ornamental.

Logo, essa florífera dispõe de flores firmes, de coloração tradicionalmente branca e em formato de espadice, embora, devido aos híbridos, também podem se apresentar em outras tonalidades. Já suas folhas são igualmente ornamentais, de coloração verde-escura.

Portanto, de modo a possuir o copo-de-leite ornamentando o seu ambiente, confira em nosso conteúdo como conduzir o plantio do copo-de-leite em vasos. Assim, continue acompanhando este artigo e veja como preparar o vaso e o substrato, plantio da florífera, ambiente adequado, dentre outros cuidados.

Copo-de-leite (reprodução Canva Pro)
Copo-de-leite (reprodução Canva Pro)

Preparo do vaso e substrato

O primeiro passo para conduzir o plantio do copo-de-leite em vasos é adquirir um recipiente com o tamanho adequado. Assim, escolha um vaso com pelo menos 30 cm de diâmetro, que disponha de furos na base para a água escoar.

Após, monte a camada drenante, cobrindo todo o fundo do vaso com argila expandida, ou até mesmo, lascas de telha. Após esse processo, também acrescente um pedaço de manta bidim acima da camada de drenagem.

Copo-de-leite (reprodução Canva Pro)
Copo-de-leite (reprodução Canva Pro)

 

Para proporcionar uma boa base para seu copo-de-leite prepare um substrato bem equilibrado. Assim, você pode adquirir substrato pronto para a florífera em floriculturas ou efetuar a sua própria mistura. Nesse segundo caso, o Portal Atualizei recomenda uma mistura de terra vegetal, húmus de minhoca e areia.

Plantio do copo-de-leite em vasos

Conforme o site Terra de 31 de agosto de 2022, o copo-de-leite cresce a partir de rizomas grossos adormecidos. Assim, após adquirir o rizoma, plante-o a uma profundidade 8 a 10 cm de profundidade, de modo que a parte semelhante a um olho fique voltado para cima. Ademais, o rizoma não deve ser totalmente soterrado, deixando uma parte aparente. Por fim, termine regando cuidadosamente a espécie recém-plantada.

Imagem Terra
Imagem Terra

Ambiente ideal

Para que o seu copo-de-leite possa se desenvolver como o esperado, é preciso cultivar essa planta em locais com o clima adequado. Deste modo, a temperatura ideal se encontra entre os 10 aos 28ºC, não tolerando valores mais baixos, pois, essa planta não se dá bem com o frio.

Ademais, é preciso manter o vaso de plantas em um local em que não haja exposição direta ao sol. Mas, deve haver luz indireta por pelo menos 6 horas durante o dia. Assim, posicione-os próximo às janelas ou em sacadas.

Adubação e irrigação

Além disso, o copo-de-leite é uma espécie que demanda maiores cuidados, exigindo, portanto, uma rotina de fertilização. Deste modo, aplique fertilizante líquido na concentração 10-10-10 diluído em água, seguindo as orientações do fabricante e aplicando ao solo. Embora, caso seja mais adepto à adubação orgânica, você pode fer seu próprio adubo líquido caseiro com borra e café e casca de ovo triturada.

Já a rega deve ser frequente, mas com muita atenção para não causar o empoçamento do solo. Entretanto, atenção! A adubação não deve ser feita no período de hibernação da planta, que ocorre nos períodos mais frios do ano.

Copo-de-leite (reprodução Canva Pro)
Copo-de-leite (reprodução Canva Pro)

Período de hibernação

Caso more em regiões mais frias, é provável que após plantar o copo-de-leite em vasos, ela entre em período de hibernação. Deste modo, quando as folhas ficarem amarelas, é sinal que a florífera está entrando em hibernação.

Assim, é preciso interromper a rega e fertilização, transferindo o vaso para dentro de casa em um local mais escuro por cerca de 2 a 3 meses. E, passado esse período, faça o replantio em um vaso um pouco maior e um novo substrato também, retomando a rotina de cuidados.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo