Horta

Manjericão em vasos; aprenda a plantar a folhagem aromática de forma eficaz

Salvador, 02 de dezembro de 2022, por Raíly Fortunato – O ocimum basilicum, também chamado de manjericão, é uma folhagem oriunda das lamiáceas, com origem asiática, especificamente indiana. A espécie é uma planta herbácea, medicinal e aromática, portanto, amplamente cultivada desde a antiguidade. O manjericão apresenta caule ereto e com ramificações, folhas ovaladas, de coloração esverdeada. As flores, por sua vez, são do tipo espiga e podem se apresentar nas cores branca, lilás ou em tons mais quentes.

Além do mais, por possui um sabor e aroma refrescante e característico, o manjericão é amplamente requisitado na horta de temperos. Assim, de modo a possuir a folhagem aromática e condimentar em sua horta, confira todas as dicas de cultivo agora em nosso artigo. Logo, continue conosco e confira o clima e luminosidade mais adequados, como conduzir o plantio em vasos, os principais cuidados com o manjericão, poda e colheita.

Ambiente: clima e iluminação

Para garantir um bom desenvolvimento do manjericão, é preciso que o local de plantio tenha um clima correspondente. Logo, essa erva aromática cresce bem em temperaturas acima dos 18 °C, uma vez que não toleram climas frios. Desta maneira, para os estados com temperatura mais baixas, aposte na condução do plantio do manjericão em estufas, ou, nos meses que abrangem o verão e a primavera.

Em contrapartida, nas regiões de cima mais quente, essa planta pode ser cultivada durante todo o ano. Ademais, a iluminação é um fator determinante no crescimento da espécie. Assim, posicione o vaso do manjericão em locais em que haja iluminação solar direta por algumas horas diariamente.

Manjericão (reprodução Canva Pro)
Manjericão (reprodução Canva Pro)

Plantar manjericão em vasos

O Plantio do manjericão pode ser tanto feito em vasos, quanto em jardineiras, desde que ambos possuam furos na base, de modo que haja escoamento da água da irrigação. Além disso, o recipiente deve conter a camada de drenagem, essencial para evitar o acúmulo de água nas raízes. Essa camada, por sua vez, é feita a partir de argila expandida, britas de jardim ou pedaços de isopor.

Para preparo do substrato, faça um mix com terra vegetal, areia e húmus de minhoca, proporcionando um solo leve drenável e com conteúdo orgânico. Conforme o site Petz, em 10 de dezembro de 2021, faça covas com 1 cm de profundidade e acomode duas a três sementes em cada cova. Finalize cobrindo com o restante do substrato e realize o processo de rega. A germinação do manjericão ocorre entre 5 a 15 dias após o processo de semeadura.

Imagem Petz
Imagem Petz

Cuidados

Para haver sucesso na colheita das suas folhagens aromáticas, é preciso manter uma breve rotina de cuidados com a espécie. A irrigação do vaso do manjericão deve ser constante, deixando o solo úmido, porém, sem encharques. Além disso, adube a planta a cada 40 dias, à base de conteúdo orgânico, como o húmus de minhoca, cerca de 2 colheres de sopa, incorporando-o ao solo.

Poda

Poucos sabem, mas, a presença das flores do manjericão pode interferir e alterar o sabor da planta, uma vez que o processo de floração consome a energia da planta. Desta maneira, o Portal Atualizei recomenda a retirada das flores, de modo a manter a planta saudável por mais tempo, preservando o sabor das folhagens.

Manjericão (reprodução Canva Pro)
Manjericão (reprodução Canva Pro)

Colheita

Por fim, faça a colheita das folhas do manjericão geralmente ocorre cerca de 60 a 90 dias após o plantio, dependendo das condições de cultivo. Especificamente, o manjericão terá cerca de 1,2 metros de altura.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo