Jardim

Escolha uma planta trepadeira para enfeitar sua casa, confira nossas dicas

Foz do Iguaçu, 26 de dezembro de 2022, por Igor Queiroz – Natureza, decoração, funcionalidade. Nada melhor do que utilizar os recursos naturais para funções cotidianas, não é mesmo? Nesse norte, a planta trepadeira é um ótimo exemplo de como cooperar para a preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, promover inúmeros benefícios para a sua casa.

Dessa forma, separamos algumas opções para que você possa investir em uma planta trepadeira. Seja para cobrir seu muro ou para adornar seu quintal, uma trepadeira oferece uma série de benefícios. Assim sendo, confira a lista de trepadeiras que separamos abaixo e veja qual é a mais adequada para sua realidade e necessidade. Vamos nessa?

Antes de tudo, o que é uma planta trepadeira?

De fato, as trepadeiras, da mesma família das lianas e dos cipós, são plantas intrigantes. Isso porque, germinam no solo, porém, necessitam de suporte para se desenvolverem. E é claro que esse suporte pode ser, literalmente, qualquer coisa. Certamente, o título de “planta parasita” não surgiu à toa.

Muito se afirma sobre essa característica de “trepar” sobre outras estruturas. Basicamente, o que a planta quer é luz solar e o fototropismo – movimento da planta em busca do sol – pode explicar isso.

Contudo, suas características inatas podem ser bem úteis. Assim, como afirma Simone Sayegh para o site da UOL, em texto de agosto de 2015, existem trepadeiras mais adaptáveis a ambientes diferenciados. Que tal conhecer algumas variedades de trepadeira e verificar qual a melhor opção?

planta trepadeira (Reprodução Canva Pro)
Planta trepadeira (Reprodução Canva Pro)

Dedal de dama

Também conhecida como alamanda-amarela, a allamanda cathartica é uma das melhores opções de planta trepadeira. Em resumo, ela gosta muito de sol e é ideal para pergolados. O único adendo, contudo, é que essa trepadeira necessita de bastante água. Assim sendo, se você tem um pergolado e não tem preguiça de regar constantemente, a dedal de dama foi feita para você.

planta trepadeira (Reprodução Canva Pro)
Planta trepadeira (Reprodução Canva Pro)

Jibóia

Diferente da dedal de dama, a Jiboia – epipremnum pinnatum – é mais indicada para ambientes internos. Sua necessidade de luz solar é menor, contudo, deve ser disposta em um ambiente com acesso à luminosidade diária. Dessa forma, se você gosta de plantas dentro de casa, essa é uma excelente opção. É, sobretudo, de fácil manutenção, contudo, também exige rega regular.

planta trepadeira (Reprodução Canva Pro)
planta trepadeira (Reprodução Canva Pro)

Cipó-de-são-joão e unha de gato

Linda e alaranjada, quando florida, a Pyrostegia venusta, ou cipó-de-são-joão é uma excelente indicação para cobrir muros e paredes e também pergolados. Da mesma forma, a ficus pumila, ou unha de gato, rústica e resistente, fornece aquela linda cobertura verde, ideal para muros extensos e que recebem bastante luz solar.

planta trepadeira (Reprodução Canva Pro)
planta trepadeira (Reprodução Canva Pro)

Pode usar planta trepadeira? E a preservação ambiental?

Richard Rasmussen, um dos mais renomados ambientalistas da atualidade, embaixador do turismo brasileiro, biólogo e influenciador nas redes sociais, afirma algo muito interessante sobre preservação. Em suma, ao contrário do que muitos pensam, a melhor forma de preservar a natureza é utilizando-a da forma correta, e é isso que Richard frisa em seus vídeos.

Assim como Richard Rasmussen, o Portal Atualizei, afirma seu compromisso com a preservação do meio ambiente. Por isso, garantimos a qualidade da informação. Por fim, utilize todas nossas dicas e escolha a planta trepadeira que mais se adequa à sua realidade.

Avalie este post post

Mostrar mais

Igor Queiroz Franco

Acadêmico de medicina, designer gráfico e redator.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo