
Salvador, em 26 de dezembro de 2022, por Mayara Porto – Já pensou em plantar a batata-doce em casa? A Ipoema batatas, também conhecida vulgarmente por batata-doce, é uma espécie oriunda da família das convolvuláceas. Com uma raiz tuberosa comprida e de formato irregular, a batata-doce possui uma casca roxa ou amarelada, com uma polpa densa. E, para conduzir o cultivo da batata-doce em sua horta-doméstica, aprenda como plantar batata-doce na água.
Assim, de modo a diversificar as hortaliças e vegetais no seu canteiro, aprenda a como elaborar o plantio da batata-doce na água, acelerando a germinação da raiz. Portanto, continue a leitura e veja tudo o que é preciso para o cultivo, os principais cuidados com o plantio e quando ocorre a colheita do tubérculo. Veja abaixo.
Cultivo da batata-doce na água
Apesar dessa raiz poder teu se plantio conduzido por meio da semeadura, o melhor método de propagação é por meio da utilização do próprio tubérculo. E, de modo a otimizar o processo germinativo da batata-doce, você pode cultivá-las por meio da utilização da água. Assim, o primeiro passo é adquirir uma batata-doce saudável, ausente de imperfeições e com casca regular. Após, lave-a e corte-a ao meio, caso seja pequena, apenas retire as extremidades.

Indo para o plantio, conforme Camila Santos, em 29 de novembro de 2021, em colaboração com o Casa Vogue, é preciso separar um pote de vidro com largura da boca maior que a circunferência da batata-doce e enchê-lo com água. Insira a batata-doce no pote de vidro, mantendo apenas uma parte da raiz submersa na água.

Durante o processo, faça a troca da água a cada 2 ou 3 dias, evitando o aparecimento de fungos, e mantenha o pote em luz indireta. Cerca de 2 a 4 semanas após o processo haverá a formação dos primeiros brotos na batata-doce. Assim, estará pronta para ser transplantada diretamente para o canteiro, vaso ou jardineira.
Plantio em vasos
Assim como mencionado, após a formação de brotos, é preciso fazer o transplante para o local definitivo. No caso dos vasos, é preciso escolher um recipiente com furos na base e recobrir todo o fundo do vaso com a camada drenante, com a utilização de argila expandida.
Para o substrato, aposte em uma base leve, com um bom perfil de drenagem e aporte nutricional. Assim, o Portal Atualizei recomenda uma mistura de terra vegetal, húmus de minhoca a um pouco de areia.

Manejo e colheita
Para proporcionar um bom desenvolvimento da batata-doce, é preciso manter o plantio sob exposição direta do sol. Ademais, o solo deve estar sempre úmido, porém, evitando o encharque e empoçamento. Ainda, para que a planta cresça como o esperado, o clima também deve estar favorável, com temperaturas acima dos 20 °C.

Assim, após aprender a plantar batata-doce na água, é hora de ver os resultados. Logo, a colheita do tubérculo ocorre cerca de 90 a 120 dias após o plantio, conforme as condições de cultivo e clima.