Horta

Como plantar almeirão na horta? Acompanhe o guia completo de cultivo

Salvador, 13 de dezembro de 2022, por Raíly Fortunato – Já ouviu falar em chicória ou almeirão? O chicorium intybus é uma espécie hortícola pertencente à família das asteráceas, com origem na região africana e euroasiática.

Com caráter herbáceo, o almeirão apresenta folhagens alongadas, que podem ser largas ou estreitas, de coloração verde ou arroxeada, dependendo da variedade. As folhas são geralmente preparadas em saladas cruas ou em refogados, dispondo de um sabor amargo.

Devido à sua versatilidade na culinária, o almeirão pode ser facilmente cultivado sem dificuldades na horta doméstica. Não apenas, por possuírem belas flores, pois, podem ser também utilizadas para fins ornamentais. Assim, continue nos acompanhando e confira o passo a passo completo de plantio e cuidados com o almeirão.

Clima

Para proporcionar um bom desenvolvimento das folhagens, é preciso que a região de plantio possua temperaturas que variem dos 12 aos 22ºC, ou seja, um clima mais ameno. Entretanto, podem existir variedades do almeirão que tolerem temperaturas mais baixas e outras um pouco mais altas. Mas, números acima dos 25 °C geralmente contribuem para folhas menos desenvolvidas e floração precoce.

Solo

De forma geral, o solo da horta precisa possuir uma boa drenagem, ser fértil, com pH entre 5,5 a 7, rico em conteúdo orgânico. Assim, caso conduza o plantio em vasos, faça um mix à base de terra vegetal, areia e húmus de minhoca. Já para o plantio diretamente no canteiro, remova os torrões, galhos e pedriscos, e incorpore o húmus de minhoca ao solo.

Plantio do almeirão

As sementes podem ser tanto cultivadas primeiramente em sementeiras quanto diretamente no local de cultivo. Assim, para o primeiro método, o transplante é geralmente feito quando as mudas adquirem cerca de 6 folhas. Preferencialmente, realize o transplante durante dias nublados ou ao final da tarde, evitando os picos de calor que podem fazer com que as mudas murchem.

Já para o plantio em vasos, certifique-se que o recipiente de escolha possua furos em sua base e disponha da camada drenante. Essa camada, por sua vez, é feita a partir da utilização de argila expandida ou pequenas britas de jardim e, por conseguinte, a adição de uma manta bidim.

Após a montagem do vaso, acrescente o substrato, a muda ou as sementes, finalizando com a rega. Ainda, como dica extra, conforme Bruna Martins em 20 de março de 2022, em colaboração com a revista Casa Vogue, faça o plantio durante o outono, período que favorece as folhosas.

Imagem Casa Vogue
Imagem Casa Vogue

Iluminação e irrigação

Para um desenvolvimento adequado e saudável do almeirão, é preciso que a horta esteja em locais estratégicos, dispondo de iluminação solar plena. Embora, também possa tolerar sombra parcial, desde que haja uma boa luminosidade. Quanto à irrigação, deixe o solo úmido, de modo que não haja o excesso, podendo prejudicar as estruturas da planta.

Tratos culturais

O Portal Atualizei recomenda a remoção de plantas invasoras da horta que podem competir com recursos e nutrientes com o seu almeirão. Além disso, aposte na adubação mensal, aplicando conteúdo nitrogenados que estimulam a produção de folhas, como NPK 30-10-10 ou adubos orgânicos, como húmus ou esterco bovino curtido.

Almeirão (reprodução Canva Pro)
Almeirão (reprodução Canva Pro)

Colheita

Por fim, a colheita do almeirão ocorre, geralmente, entre 50 e 100 dias após o processo de semeadura, podendo variar conforme o clima e as condições de cultivo. As plantas totalmente cortadas no processo da colheita geralmente rebrotam e reiniciam o ciclo da planta.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo