Horta

Cultivar aipo na horta doméstica ficou fácil depois desse guia completo; confira já

Salvador, 16 de dezembro de 2022, por Raíly Fortunato – Já ouviu falar no salsão ou aipo? O Apium graveolens, é uma hortaliça pertencente à família das apiáceas, oriundas da Europa. De textura herbácea, apresenta folhagens compostas por folíolos e sustentadas por talos longo e eretos, que variam entre o branco, amarelo e verde.

O aipo, portanto, é uma ótima opção para compor a horta doméstica, diversificando-a, devido à sua versatilidade na cozinha. Afinal ele pode ser consumido em saladas, cozidos, sopas, dentre outros pratos.

Portanto, de modo que você tenha o aipo ou salsão em sua horta doméstica, reunimos para você em nosso conteúdo o guia completo de plantio e cuidados. Logo, continue acompanhando esse artigo e confira o ambiente ideal, passo a passo para o plantio, irrigação e adubação, doenças associadas e colheita do aipo.

Ambiente adequado: clima e iluminação

Para proporcionar um bom desenvolvimento do aipo em sua horta, é preciso que o ambiente esteja adequado. Assim, a hortaliça possui um melhor desenvolvimento em locais com um clima mais ameno, com temperaturas entre os 15 e 21 °C. Apesar das baixas temperaturas geralmente induzirem a floração precoce, alguns cultivares podem suportar leves geadas.

Ademais, a horta deve estar posicionada em locais onde haja sol pleno e direto. Assim, conforme Aline Melo, em 7 de dezembro de 2022, em colaboração com a Casa e Jardim, o aipo necessita de 4 hora de exposição direta ao dia.

Imagem Casa e Jardim
Imagem Casa e Jardim

Plantio do aipo na horta doméstica

O primeiro passo é proporcionar um solo leve, com alto teor de drenagem, fértil e rico em material orgânico, sobretudo, rico em nitrogênio. Anteriormente ao plantio, é recomendável deixar as sementes em água morna por uma noite para acelerar a germinação, uma vez que demora cerca de 2 a 3 semanas para brotarem. Após esse processo, efetue a semeadura diretamente no local definitivo de plantio ou em sementeiras.

No segundo método, faça o transplante quando o aipo tiver cerca de 5 ou 6 folhas. Ao realizar o plantio, o espaçamento ideal possui cerca de 20 a 25 cm entre as plantas e 35 entre outras plantas de outros cultivares. Caso opte por realizar o plantio em vasos, opte por recipientes com pelo menos 30 cm de profundidade. Ademais, garanta que o vaso possua perfurações na base e camada drenante.

Aipo (reprodução Canva Pro)
Aipo (reprodução Canva Pro)

Irrigação e adubação

A irrigação é um fator essencial para proporcionar um bom desenvolvimento do aipo. Assim, conduza a rega diariamente, preferencialmente pela manhã ou ao finalzinho da tarde, deixando o solo úmido, entretanto, tomando cuidado com o encharque.

Ademais, para proporcionar um aporte nutricional para o aipo, aposte em adubos ricos em nitrogênio, que estimulam o desenvolvimento das estruturas folhosas. Entre as opções possíveis estão o esterco bovino ou  NPK 30-10-10.

Aipo (reprodução Canva Pro)
Aipo (reprodução Canva Pro)

Colheita do aipo

Após a semeadura, a colheita do aipo geralmente corre entre 75 a 150 dias após o plantio, o que pode variar conforme o cultivar as condições de cultivo. Para fazer a colheita, o Portal Atualizei recomenda cortar a hortaliça rente ao solo com auxílio de uma faca, ou as folhas individualmente.

Avalie este post post

Mostrar mais

Raíly Oliveira Fortunato

Olá, me chamo Raíly Fortunato, possuo formação técnica em Agroecologia, atualmente estudo na Universidade Federal da Bahia. Contribuo para o tráfego orgânico do Portal Atualizei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo